Expressão irritou José de Abreu: por que chamamos de 'corno' quem é traído?
O ator José de Abreu, 76, se irritou e rebateu um internauta que o chamou de "corno manso" nas redes sociais. Mas, afinal, por que chamamos de corno alguém que é traído?
Expressão pode ter surgido por analogia ao mundo animal. Apesar de não existir uma referência exata de sua origem, é provável que o termo popular tenha surgido por similaridade às fêmeas de animais que possuem chifres, como bode, carneiro e touro.
Elas vivem ao redor de um único macho, que usa seus cornos para tentar afastar possíveis garanhões. Quando uma delas deixa de ser fiel a esse líder, ele também pode colocar os chifres em posição de ataque e partir para cima de outros animais.
Outras explicações possíveis
- Origem grega. De acordo com a revista Superinteressante, estudos etimológicos indicam que o grego Artemidoro citou, no século 2, o termo "kérata poiein", que significava "fazer corno a, enganar um marido".
- Penalidade prevista na lei. O livro "A Biblioteca Elementar", de Alberto Mussa, indica a origem da expressão nas Ordenações Filipinas, conjunto de leis que vigorou no Brasil entre 1603 e 1830. No dispositivo legal, a pena para o adultério -- tanto para o marido que tivesse consentido e a mulher que tivesse traído -- era levar na cabeça chapéus ornados com dois chifres. Assim, todos reconheceriam o homem que não "honrou" sua condição no matrimônio.
O que aconteceu?
- José de Abreu rebateu um internauta que o chamou de "corno manso" nas redes sociais.
- Tudo começou após uma mulher mandar o artista "cuidar" de sua esposa, Carol Junger, e o famoso disse que, ao contrário da internauta, Carol "não é idiota" e "sabe se cuidar".
- Nos comentários dessa postagem, outro internauta chamou José de Abreu de "corno manso", e o ator não deixou passar batido.
- "Seu pai tinha fama. Aliás, ninguém sabe bem quem é", iniciou. "Chifre é uma coisa que só existe na sua cabeça", completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.