Topo

Morre o baterista Ivan Conti, o Mamão, do grupo Azymuth, aos 76 anos

Baterista Ivan Conti, o Mamão, da banda Azymuth, morreu na segunda-feira (17) - Reprodução/Instagram
Baterista Ivan Conti, o Mamão, da banda Azymuth, morreu na segunda-feira (17) Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

18/04/2023 09h18

O baterista Ivan Conti, o Mamão, da banda Azymuth, morreu na segunda-feira (17), aos 76 anos. A informação foi confirmada pela família por meio de comunicado oficial no Instagram. A causa da morte, no entanto, não foi revelada.

"Amigos, depois de 50 anos juntos, o amor da minha vida se foi para os braços do Pai", diz a publicação. O velório será na quinta-feira (20), mas o local e o horário ainda não foram confirmados.

Amigos e fãs lamentaram a morte do músico. "Te amo, Mamão. Descanse em paz, meu grande irmão que essa vida me deu", escreveu Marcelo D2.

"Ana e eu estamos chorando a perda de um dos maiores mestres do ritmo desse país e um dos nossos maiores amigos", comentou o músico Mauro Senise.

Ivan Conti

Ivan Miguel Conti Maranhão nasceu no dia 16 de agosto de 1946, no bairro do Estácio, Rio de Janeiro.

Ao longo da carreira, ele integrou grupos como Os Dissonantes, que ficou conhecido por tocar bossa nova, e o The Youngsters.

Em 1973, ao lado dos amigos José Roberto Bertrami e Alex Malheiros, ele criou a banda Azymuth.

O trio ganhou fama dentro e fora do Brasil, mas foi nos Estados Unidos que o grupo se estabeleceu na década de 1980.

Com um repertório predominantemente instrumental, o Azymuth ficou conhecido por explorar diferentes estilos musicais, como o samba, o funk e o jazz.

Ivan Conti também gravou com grandes nomes da música brasileira, como Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Gal Costa, Maria Bethânia, Raul Seixas, Chico Buarque e Roberto Carlos.