Topo

Triângulo amoroso, Tony vilão, ganância: o que sabemos de 'Terra e Paixão'

Aline (Barbara Reis) e Antônio (Tony Ramos) são rivais em "Terra e Paixão" - Globo/João Miguel Júnior
Aline (Barbara Reis) e Antônio (Tony Ramos) são rivais em "Terra e Paixão" Imagem: Globo/João Miguel Júnior

De Splash, no Rio

23/04/2023 04h00

"Terra e Paixão", próxima novela das 9, estreia no dia 8 de maio na programação da Globo. Escrita por Walcyr Carrasco, a trama é ambientada em Mato Grosso do Sul e traz o cenário rural novamente ao horário nobre — assim como "Pantanal" em 2022.

Entre os destaques, Tony Ramos volta a interpretar um vilão cinco anos após "O Sétimo Guardião" (2018) e repete dobradinha familiar com Gloria Pires. O enredo promete disputas motivadas por ganância e vontade de fazer justiça, além de debates sobre agronegócio e um triângulo amoroso.

Qual é a história central?

A disputa por terras está no centro da novela. O autoritário Antônio (Tony Ramos) quer tomar as terras de Aline (Barbara Reis) para ficar com a água que está nelas. Ele orquestra um ataque e mata o marido da mocinha, Samuel (Ítalo Assis). Barbara consegue fugir e passa a buscar justiça plantando suas próprias sementes. Considera Jonatas (Paulo Lessa), primo de Samuel, um amigo fiel para as horas difíceis.

Rival de Antônio, Aline é disputada pelos filhos do ruralista, Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro). Caio se apaixona por Aline ao salvá-la após atentado — ela retribui essa paixão com o filho de seu algoz. O que ele não esperava é que Daniel, seu meio-irmão, também se encanta pela garra da protagonista, formando um triângulo amoroso.

Outra disputa é sobre quem vai herdar a fortuna de Antônio. Irene (Gloria Pires), descrita como manipuladora e misteriosa, tenta mover suas peças para fazer a cabeça do marido a escolher um dos seus filhos — Daniel e Petra (Debora Ozório) — para assumir os negócios da fazenda no futuro, embora seja o enteado, Caio, quem detém os maiores conhecimentos sobre agronegócio.

E as tramas paralelas?

A trajetória de Aline e de outros personagens irão se cruzar com povos originários da etnia Guató. Segundo o autor, os indígenas trarão a memória de seu povo, suas histórias, suas lendas, seus cultos e a conexão com outros povos abrigados na floresta, que também perderam suas terras e, muitas vezes, sua identidade.

Débora Falabella e Ângelo Antonio vão ser pais de uma criança albina e ter relacionamento tóxico. Lucinda fará de tudo para amenizar o bullying que Cristian (Felipe Melquiades) sofre na escola, incluindo gastar muito dinheiro com tratamentos de pele. Já Andrade é um homem violento. Ele bebe e agride a esposa.

Estreando na TV, Valéria Barcellos leva vivência trans ao folhetim. A artista dá vida a Luana, gerente e braço direito de Cândida, dona do bar que reúne os moradores da cidade fictícia Nova Primavera. "Defino a Luana como resistência e esperança... Nos cruzamos quando percebemos que somos vítimas do preconceito que nos ronda todos os dias", pensa ela.

Casal conservador vivido por Claudio Gabriel e Leona Cavalli esconde segredos envolvendo pornografia e traição. Tadeu é um homem cheio de fantasias, que costuma acessar sites adultos durante o expediente no trabalho. Gladys também tem seus segredos: diretora da escola local, mantém um relacionamento às escondidas com o italiano Luigi, que conheceu pela internet.

Parcerias de longa data

Rainer Cadete chega a sua sétima parceria com Walcyr Carrasco ao viver um trambiqueiro. O personagem, segundo o colunista de Splash Fefito, é uma espécie de "golpista do Tinder", se aproxima de mulheres para tirar vantagens econômicas. É assim com Gladys e, em especial, com Pera, herdeira do latifundiário vivido por Tony Ramos

Susana Vieira também retoma parceria com autor após "Amor à Vida" (2013). Ela dá vida a Cândida Ferreira, a primeira personagem "velha" de sua carreira. É em seu badalado bar que acontecem shows sertanejos. É uma mulher popular e que conhece muitos segredos e mistérios dos moradores, incluindo o personagem de Tony Ramos.

Elenco ainda é formado por Tata Werneck, que também trabalhou com Walcyr em "Amor à Vida", e Leandro Lima, sucesso em "Pantanal". Tatiana Tiburcio, Amaury Lorenzo, Inez Viana, Cláudio Gabriel, Charles Fricks, Flávio Bauraqui e Tairone Vale completam o time.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no texto desta matéria, a atriz que interpreta a personagem Luana Shine se chama Valéria Barcellos, e não Luana. A informação já foi corrigida.