Topo

Regina Duarte: atriz acumula penalizações por posts falsos no Instagram

Regina Duarte foi secretária especial da Cultura durante o governo Bolsonaro (PL) - Alan Santos/PR
Regina Duarte foi secretária especial da Cultura durante o governo Bolsonaro (PL) Imagem: Alan Santos/PR

De Splash, em São Paulo

24/04/2023 04h00

Regina Duarte, 76, voltou a compartilhar informação falsa no Instagram. O vídeo mostra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vandalizando o patrimônio público, no dia 8 de janeiro, mas tenta responsabilizar apoiadores do presidente Lula (PT).

O Instagram, no entanto, marcou a postagem como fake news. De acordo com o aviso da plataforma, o conteúdo replicado pela atriz "foi analisado por verificadores independentes em outra publicação" que atestaram a falsidade.

Essa não é a primeira vez que a atriz é advertida. Desde o início do ano, a artista já teve nove publicações marcadas como "informação falsa" no Instagram.

No início de março, ao seguir a atriz, o usuário já recebia um alerta: "Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte? Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade".

Em outra, a postagem atribuiu enganosamente a paralisação da Operação Carro-Pipa ao presidente Lula. O programa, na verdade, foi suspenso por Bolsonaro no ano passado.

A artista já divulgou outras notícias falsas envolvendo Lula, que diziam que o atual presidente havia aumentado o auxílio-reclusão para um valor maior que o salário mínimo, que o governo do PT não aumentaria o salário mínimo e que a faixa usada na posse era falsa.

Em outras duas publicações penalizadas, ela disseminou informações falsas sobre a Covid-19, como a de que a vacina altera a genética e de que o diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doença dos EUA admitiu que a infecção causa doenças debilitantes. Essas publicações também foram desmentidas por agências de checagem.

A veterana também já compartilhou uma notícia mentirosa que afirmava que os yanomamis em estado de nutrição eram venezuelanoseles estão em território brasileiro, sob responsabilidade do governo federal. Outra postagem enganosa sugeria que o código-fonte das urnas não havia sido disponibilizado para inspeção.

Vale lembrar, ainda, que Regina Duarte já duvidou que o povo yanomami estivesse passando fome, disseminou mentiras sobre a eficácia das vacinas e questionou, sem qualquer embasamento, a transparência do processo eleitoral brasileiro.

Ao longo do últimos meses, Splash procurou a artista algumas vezes para uma entrevista. Em uma das oportunidades, a atriz agradeceu o convite, mas informou que não estava concedendo entrevistas. O espaço, no entanto, permanece aberto.