Walcyr Carrasco, 71, está prestes a retornar, após três anos, ao horário nobre da Globo com a inédita "Terra e Paixão". A nova aposta do autor, que abordará temas como conflito de terras e um triângulo amoroso entre Cauã Reymond, Bárbara Reis e Johnny Massaro, estreia em 8 de maio, mas deve encontrar alguns desafios pela frente.
Um dos maiores obstáculos do autor será resgatar o público que deixou a faixa das 21h de lado durante a exibição da novela "Travessia", de Glória Perez, que apesar da recente melhora nos índices de audiência, quando chegou a 26 pontos, amargou números baixíssimos desde o início e entrou para a lista de piores performances da emissora, com uma média geral de 24 pontos.
A trama perdeu apenas para "Um Lugar ao Sol" de Lícia Manzo, exibida em 2021, que marcou 22,3 pontos. Com "A Dona do Pedaço", 2019, sua última novela das 21h, Carrasco garantiu 36 pontos de audiência e fechou seu último capítulo com cerca de 43, o que foi um grande sucesso na época. Agora, ele precisará lidar com a herança maldita de sua antecessora.
Histórico de sucesso
Os folhetins de Walcyr nem sempre estão alinhados com os críticos especializados, que costumam pegar no pé de seus diálogos repetitivos e excessivamente didáticos, mas a sua conexão com o espectador é inegável e já garantiu ao autor e à Globo uma longa lista de sucessos ao longo dos 23 anos de contrato e até mesmo um Emmy, com Verdades Secretas em 2016.
O escritor já trabalhou nos mais diversos horários da casa e se tornou referência de audiência das inéditas até as reprises constantes de "O Cravo e a Rosa" e "Chocolate com Pimenta", que inclusive está no atualmente no ar na faixa das 14h45, logo após o Jornal Hoje.
Mais que uma boa história
Mesmo com a 'Carta Walcyr' na manga, a Globo sabe que precisa de muito mais para se reerguer e tem apostado em uma estratégia de divulgação intensa para "Terra e Paixão", muito similar à de "Pantanal", que foi seu último grande destaque. Como parte dessa operação, a emissora mobilizou o elenco de peso com nomes como Susana Vieira, Tony Ramos e Glória Pires para estrelar comerciais no intervalo da programação, convidando o público para o lançamento.
Globoplay
O engajamento digital também é um ponto que merece atenção, já que a novela seguirá um formato padrão de capítulos diários, diferentemente de "Verdades Secretas II" e "Todas as Flores", que revolucionaram o Globoplay ao dividir a trama em blocos e apresentar uma roupagem de série ao clássico novelão, permitindo que o conteúdo pudesse ser 'maratonado'.
Ao apostar no estilo clássico de distribuição, surge o questionamento se o recém-conquistado público das séries vai abrir espaço em sua competitiva lista de conteúdos para acompanhar uma trama mais longa e diária e como a Globo pretende conquistar esse nicho.
De olho no futuro
Após o imenso sucesso de "Pantanal", readaptada por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, em 2022, a Globo encomendou o remake "Renascer", que deve estrear em 2024. Com isso, mais do que garantir seu próprio sucesso, "Terra e Paixão" carrega o peso de ressuscitar o horário nobre para que sua sucessora também possa brilhar e atrair cada vez mais patrocinadores.
Sem dúvida alguma, Walcyr Carrasco é um profissional de peso e provavelmente o mais indicado para enfrentar essa disputa pela atenção dos espectadores, mas o caminho pela frente vai exigir muito dele e da equipe para superar a crise.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.