O que é o Prêmio Camões, que Lula deu a Chico Buarque em Portugal
Na tarde desta segunda-feira (24), Chico Buarque, 78, recebeu das mãos do presidente Lula (PT), 77, o Prêmio Camões de Literatura.
O músico ganhou o prêmio em 2019, mas ainda não havia recebido. Segundo o ministro da Cultura de Portugal, a demora se deveu a dois motivos: a recusa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não assinou a documentação necessária para que Buarque recebesse o diploma, e o confinamento imposto pela pandemia.
O que é o Prêmio Camões?
Instituído em 1988, o Prêmio Camões de Literatura consagra anualmente um autor de língua portuguesa que tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua com sua obra.
A comissão julgadora é composta por representantes do Brasil, de Portugal e de países africanos de língua oficial portuguesa, e concorrem autores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP.
O nome é uma homenagem ao poeta português Luís de Camões, um dos autores mais importantes da língua portuguesa.
"O Camões é um dos principais reconhecimentos a autores que escrevem em língua portuguesa em qualquer canto do mundo. Chico sempre chama a atenção, claro, mas vale olhar para quem está junto dele. Em 2021 o Camões foi para Paulina Chiziane, reconhecida como primeira mulher romancista de Moçambique. Em 2022, para Silviano Santiago, que merece atenção tanto pelos seus romances quanto pela sólida trajetória na crítica literária", explica o colunista de Splash Rodrigo Casarin.
Não deveria surpreender ninguém ver um presidente assinando um diploma que reconhece grandes artistas e pensadores, independente da nacionalidade dos premiados. Depois de um governo tenebroso, no entanto, provoca certo alívio ver a cultura tratada com o mínimo da razoabilidade. Rodrigo Casarin
Há prêmio em dinheiro?
O homenageado recebe um prêmio de 100 mil euros (mais de R$ 555 mil na cotação atual). Metade deste valor é subsidiada pela Fundação Biblioteca Nacional, entidade vinculada ao Ministério da Cultura. A outra metade é paga pelo governo português.
Quais brasileiros já ganharam?
Entre os 34 autores de países lusófonos que já foram premiados, 14 são brasileiros.
Foram eles: João Cabral de Melo Neto (1990), Rachel de Queiroz (1993), Jorge Amado (1994), Antonio Cândido de Melo e Sousa (1998), Autran Dourado (2000), Rubem Fonseca (2003), Lygia Fagundes Telles (2005), João Ubaldo Ribeiro (2008), Ferreira Gullar (2010), Dalton Trevisan (2012), Alberto da Costa e Silva (2014), Raduan Nassar (2016), Chico Buarque (2019) e Silviano Santiago (2022).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.