Topo

Olodum faz anos! Como bloco de Carnaval virou amuleto da sorte de Galvão

Olodum na Copa do Mundo de 2018 - UOL
Olodum na Copa do Mundo de 2018 Imagem: UOL

Colaboração para Splash

25/04/2023 04h00

Criado em abril de 1979 no Centro Histórico de Salvador, na Bahia, o Olodum completa 44 anos hoje. O grupo, que também é uma ONG, coleciona momentos marcantes em sua história.

De videoclipe com Michael Jackson a amuleto da sorte de Galvão Bueno, relembre alguns deles:

"Eu falei Faraó!"

Não foi só a carreira da cantora e ministra da Cultura Margareth Menezes que deslanchou com a música "Faraó Divindade do Egito". A banda Olodum lançou seu primeiro álbum com o hit em 1987 e passou a fazer sucesso desde então, sendo reconhecida internacionalmente como um grupo de percussão afro-brasileira.

The Obvious Child

Em 1990, o grupo gravou uma participação na música "The Obvious Child", de Paul Simon, cantor e compositor norte-americano de folk rock. A faixa faz parte do disco The Rhythm of the Saints e o clipe foi gravado no Pelourinho.

Rei do Pop na Bahia

Assim como Paul Simon, Michael Jackson foi à Bahia para gravar com o Olodum no centro histórico de Salvador. O clipe de "They Don't Care About Us" foi produzido em 1996 e o grupo foi dirigido pelo diretor Spike Lee.

A varanda que o cantor subiu para gravar uma cena do clipe virou ponto turístico. Nela, é possível encontrar até os dias atuais um totem de papelão em tamanho real de Michael.

"Eu quero ouvir o Olodum"

Supersticioso, Galvão Bueno transformou as aparições do Olodum na transmissão da Globo em amuleto de sorte do Brasil durante Copas do Mundo.

A torcida no Pelourinho apareceu pela primeira vez na televisão em 2002. O que era para ser um projeto nacional da emissora durante jogos, com atrações locais de cada região, fincou o Olodum na programação da Copa. Desde então, "eu quero ouvir o Olodum" se tornou o bordão de Galvão Bueno.

Mais sobre o Olodum:

Foi fundado em 25 de abril de 1979, por moradores da Rua Maciel Cima, no bairro do Pelourinho, em Salvador (BA).
Nasceu como um bloco de Carnaval estilo afro e se tornou também uma ONG. Grupo começou a promover atividades culturais a partir de 1983, dando origem à organização não governamental Grupo Cultural Olodum.
O sucesso da Banda Olodum veio em 1987, com o disco "Egito, Madagascar", que tem o hit "Faraó Divindade do Egito".
Além de Paul Simon e Michael Jackson, grupo também já gravou com Wayne Shorter, Jimmy Cliff, Herbie Hancock, Caetano Veloso, entre outros nomes.
As cores do Olodum, verde, vermelho, amarelo, preto e branco, são conhecidas internacionalmente como as cores da diáspora africana.
É tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia.