Leticia Spiller x Google: como começou treta entre a atriz e a plataforma
Leticia Spiller, 49, trava uma batalha judicial contra o Google. A briga ganhou um novo capítulo nos últimos dias, após o TJ-RJ determinar a remoção de 72 reportagens que repercutiram uma entrevista da atriz ao programa Reclame na Play, em 2020. À época, durante a conversa, a atriz comentou as denúncias de assédio contra Marcius Melhem — o humorista nega as acusações.
A plataforma foi condenada a excluir os links em até 48 horas, após as partes serem notificadas, sob multa de R$ 10 mil por hora de atraso no cumprimento. A decisão, que é do desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do TJ-RJ, foi publicada no DJERJ (Diário da Justiça Eletrônico do Estado do Rio de Janeiro) no dia 26 de abril e atendeu a um recurso apresentado pela defesa da artista, que em 2021 teve o primeiro pedido rejeitado.
No processo, os advogados da artista argumentam que as declarações da ex-paquita foram "distorcidas" por sites de fofoca e que isso teria levado a crer que ela defendeu o ex-diretor de humor da Globo.
"Observa-se que a agravante em momento algum defendeu o diretor Marcius Melhem, tampouco criticou a conduta da artista Dani Calabresa ou de outras possíveis vítimas de assédio", diz um dos trechos do relatório que baseou a decisão do desembargador.
O documento ainda ressalta que Spiller não afirmou que Marcius tem um bom coração, "mas sim que era dura a decepção decorrente de uma acusação tão grave contra uma pessoa que ela reputava - no passado, quando o conheceu - ser uma pessoa correta e de bom coração".
Procurada por Splash, a assessoria do Google informou que não vai comentar o assunto no momento. O advogado Fábio Rivelli, que representa a plataforma, afirmou que não pode se manifestar sobre o processo.
A reportagem também entrou em contato com os advogados da atriz, Erika Feitosa e Pedro Hermeto, do escritório Vieira Rezende. Segue abaixo a nota:
O recurso movido contra o Google Brasil teve como objetivo proteger Letícia Spiller diante de notícias distorcidas e tendenciosas a respeito de uma entrevista concedida que mencionava o suposto assédio em questão. A decisão da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por unanimidade, determinou que a empresa retire do ar, no prazo de 48 horas, todos os links que veiculavam informações inverídicas, reconhecendo que as matérias listadas na ação judicial geraram manifestações odiosas contra a atriz, com base em informações que não correspondiam às suas declarações.
Vale destacar trecho da decisão que menciona que "é realmente muito espantoso que uma declaração amistosa e franca, como dizer que alguém apresentava ter um bom coração ou ser uma pessoa querida, seja causa de perseguição contra quem profere."
A entrevista
Leticia Spiller disse em 2020 que Marcius Melhem não era o único homem em posição de poder que importunou mulheres na emissora, mas virou "o mártir da situação". A declaração foi dada durante uma entrevista ao Reclame na Play.
"Não concordo com essa demora. Não concordo em fazer uma denúncia esse tanto tempo depois, sabe? Porque aí fica parecendo, a gente fica do outro lado, de quem está vendo, fica: 'Por que demorou tanto para fazer essa denúncia? ' E por outro lado, também, eu conheci o Marcius e nunca me pareceu uma pessoa que fizesse esse tipo de coisa tão agressiva assim. Uma pessoa muito querida, inclusive. Comecei com ele no teatro, no Tablado. Então é duro. É duro você receber esse tipo de notícia de alguém que você, até então, uma pessoa querida. Uma pessoa de bom coração, sabe?".
No dia seguinte, após a repercussão das falas, Spiller usou as redes sociais para pedir desculpas por conta das declarações e negou que estivesse "contemporizando" a situação envolvendo o humorista.
"Jamais atacaria Dani Calabresa. Jamais colocaria em dúvida os seus relatos, o que ela passou. Se, por algum momento deixei essa impressão, preciso me desculpar! E estou aqui pedindo desculpas", disse ela em publicação no Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.