Topo

Medo de Tatá Werneck: sexo oral pode causar câncer de garganta?

Tatá Werneck se mostrou preocupada em publicação no Twitter - Globo/Juliana Coutinho
Tatá Werneck se mostrou preocupada em publicação no Twitter Imagem: Globo/Juliana Coutinho

De Splash, em São Paulo

27/04/2023 17h00

Tatá Werneck assustou seus seguidores no Twitter ontem ao compartilhar uma publicação na qual dizia que sexo oral seria a principal causa de câncer de garganta. "Por favor, diz isso não", escreveu a humorista preocupada.

"Novo medo desbloqueado", comentou um seguidor. "Agora já era", disse outro.

Com a preocupação da Tatá e de muitos leitores, Splash te explica se realmente existe uma relação de câncer na garganta com sexo oral.

Segundo Mariana Varella, editora-chefe do Portal Drauzio Varella e colunista do UOL, a principal causa de câncer de garganta (câncer de orofaringe) é o HPV, o papilomavírus humano, vírus sexualmente transmissível.

"Os cânceres de orofaringe foram, durante muito tempo, associados ao tabagismo e ao consumo excessivo de álcool, mas hoje há estudos que demonstram que o HPV está diretamente relacionado a alguns tipos desse câncer", escreve Varella.

Ela ainda explica que o principal fator para contrair o HPV oral e desenvolver câncer de garganta é ter múltiplos parceiros sexuais.

"Segundo pesquisadores da Cleveland Clinic, um dos principais centros de tratamento e pesquisa em câncer do mundo e localizado também nos EUA, mulheres têm menos risco de ter esse câncer porque a maioria já entrou em contato com o HPV por via sexual e desenvolveu resposta imunológica a ele."

O álcool e o cigarro também aumentam o risco deste tipo de câncer, escreve Mariana Varella.

Entre as recomendações para o sexo oral, a Cleveland Clinic indica usar camisinha ou uma espécie de barreira bucal feita de latex, usada nos consultórios odontológicos, conhecida como "dental dam".