Topo

Mãe mata filho, filho abusa do pai: a mente insana do diretor do momento

Cena do filme "Beau Tem Medo", do diretor Ari Aster - Divulgação
Cena do filme "Beau Tem Medo", do diretor Ari Aster Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

28/04/2023 04h00

"Beau Tem Medo" é o terceiro filme do diretor Ari Aster e, protagonizado por Joaquin Phoenix, o longa já está em exibição nos cinemas. Conhecido por comandar títulos de sucesso do terror, como "Hereditário" (2018) e "Midsommar - O Mal Não Espera a Noite" (2019), o cineasta é considerado um dos grandes expoentes do gênero e um dos principais nomes da produtora A24 (uma das grandes vencedoras do Oscar 2023).

Com premissas polêmicas, seus três filmes contam com um assunto em comum: relacionamentos familiares complicados. No entanto, não é nos filmes que estão as histórias mais perturbadoras, mas sim nos curtas-metragens do diretor.

Aster começou a dirigir suas produções em 2008 e, ao longo de sua carreira, duas delas chamam a atenção pela temática controversa e perturbadora.

"The Strange Thing About the Johnsons" (ou A Coisa Estranha Sobre os Johnsons, em tradução livre para o português)

A história começa em 1995, quando Sidney Johnson, um aclamado poeta, abre a porta do quarto do filho Isaiah, de 12 anos, e o vê se masturbando. Sidney pede desculpas e garante ao filho que o ato é natural, sem saber que o jovem estava se masturbando para uma fotografia do pai quando jovem.

Em 2009, durante a festa de casamento de Isaiah, a matriarca da família Johnson, Joan, descobre seu filho em uma parte isolada do quintal, praticando sexo oral em Sidney, que parece estar bastante angustiado. Mesmo com o ato perturbador que presenciou, Joan apenas espera um momento para recuperar a compostura antes de continuar com a festa como se nada tivesse acontecido.

Sidney tenta revelar o que está acontecendo por meio de um livro no qual ele narra os anos de abuso sexual que sofreu nas mãos do filho. No entanto, Isaiah descobre a obra e confronta o pai.

Dias depois, enquanto Sidney está tomando banho, Isaiah arromba a porta e o estupra. Enquanto isso, no quarto, a mãe ouve a violência, mas apenas aumenta o som da televisão para abafar os gritos do marido.

"The Strange Thing About the Johnsons" se desenrola de maneira tensa e trágica, chegando a um final seco e "traumatizante" para que se aventura a assistir.

Estrelado por Billy Mayo, Brandon Greenhouse e Angela Bullock, o curta foi lançado em 2011 e se tornou um sucesso online.

O cineasta Ari Aster - Divulgação - Divulgação
O cineasta Ari Aster
Imagem: Divulgação

"Munchausen"

O filme não tem falas e leva o nome do fenômeno da síndrome de Munchausen por Procuração: "um padrão de comportamento no qual um cuidador deliberadamente exagera, fabrica ou induz problemas físicos, psicológicos, comportamentais e/ou de saúde mental naqueles que estão sob seus cuidados".

O curta começa com um menino arrumando as malas para ir para a faculdade enquanto sua mãe observa, imaginando seu futuro longe de casa. Ela se imagina correndo atrás do carro do menino quando ele sai de casa e, em sua imaginação, o menino conhece uma garota e se apaixona. Após se formar, ele pede a namorada em casamento.

A mãe se imagina sentindo muito a falta dele. O filme então volta ao presente enquanto o filho faz as malas e, para evitar que ele a deixe, ela envenena a comida dele. O menino come, fica muito doente e geme de tanta dor.

"Munchausen" também termina de maneira trágica e faz o espectador repensar sobre as relações de pais e filhos.

Assista abaixo.