Topo

Jojo e mais famosos repudiam racismo em voo: 'A gente não aguenta mais'

Jojo Todynho e mais famosos repudiam caso de racismo envolvendo uma mulher negra em um voo - Reprodução/Instagram/Twitter
Jojo Todynho e mais famosos repudiam caso de racismo envolvendo uma mulher negra em um voo Imagem: Reprodução/Instagram/Twitter

Colaboração para Splash, em São Paulo

29/04/2023 18h38Atualizada em 29/04/2023 19h15

Uma mulher negra foi retirada pela Polícia Federal de um voo que seguiria de Salvador (BA) a Congonhas (SP), na noite de ontem, sem explicação do motivo da expulsão - sendo informada apenas que seria "determinação do comandante".

Nas redes sociais, famosos como Jojo Todynho, Ludmilla, Gil do Vigor e mais, repudiaram o caso. Confira:

Antes de ser removida, a passageira Samantha Vitena Barbosa se dirigiu aos demais passageiros para explicar que o problema começou por quererem obrigá-la a despachar uma mochila com seu notebook.

Jojo Todynho

Cada dia que passa a gente fica assustada com o quanto o racismo vem aumentando. Agora mais um caso na Gol. Aí depois veio o do entregador e várias outras questões. Eu peço muito a Deus para que eu não passe por isso, porque se eu passar é certo que eu vou parar na delegacia. É extremamente absurdo essas situações, disse Jojo Todynho nos Stories do Instagram

"Eu fico pensando se eu realmente quero ser mãe porque eu não tenho estrutura nenhuma para lidar com casos de racismo com filhos meus. Uma coisa é fazer comigo, agora com filho acho que dói triplamente. Eu não tenho psicológico. A gente não aguenta mais isso", acrescentou.

Ludmilla

Gil do Vigor

Manoel Soares

Ivan Baron

O que aconteceu?

  • Antes de ser removida, a passageira Samantha Vitena Barbosa se dirigiu aos demais passageiros para explicar que o problema começou por quererem obrigá-la a despachar uma mochila com seu notebook. O transporte de bagagens de mão com eletrônicos é permitido, mas a companhia teria alegado falta de espaço na aeronave. Ela explica que temia avarias ao aparelho e, por isso, alocou a mochila no bagageiro, com ajuda de outros dois passageiros.
  • Uma hora depois, agentes da Polícia Federal entraram na aeronave para retirá-la, segundo um dos agentes, por "determinação do comandante". A Anac recomenda que eletrônicos como notebook ou carregador portátil sejam levados no compartimento de mão -- a ideia seria evitar avarias e "ativação não intencional".
  • A abordagem gerou revolta em outros passageiros, que publicaram vídeos do flagrante nas redes sociais. Uma das passageiras mostra que foi questionar o motivo da abordagem e o agente a "convida" a também ir à sede da Polícia Federal. "É um absurdo, isso não pode acontecer. Levaram a mulher à força, gente", é possível ouvir no registro.
  • Outro vídeo mostra o discurso de um dos policiais. "Se a senhora não puder sair, eu vou mandar todo mundo sair da aeronave e a senhora vai sair. (...) Então acho melhor a senhora por bem acompanhar a gente tranquilamente", disse um dos agentes. Em outro trecho, uma passageira lamenta dizendo "isso é racismo".

Os comissários falaram para mim que, se a gente pousasse em Guarulhos, a culpa seria minha, porque eu não queria despachar a mochila. Ele [um comissário] teve a coragem de falar isso para mim. A culpa não é porque o voo está duas horas, mais de duas horas atrasado, a culpa seria minha, acreditam?
Samantha Vitena, passageira expulsa de voo da Gol

Procurados pelo UOL, a Polícia Federal e o Aeroporto de Salvador ainda não se manifestaram sobre o caso.