Topo

Piovani relata crises de ansiedade após processo de Scooby: 'Frustração'

De Splash, em São Paulo

30/04/2023 04h00Atualizada em 30/04/2023 19h08

Luana Piovani, 46, afirma que está sofrendo com crises de ansiedade desde que recebeu a intimação de um processo movido do ex-marido, Pedro Scooby, 34.

"Eu estou lidando [com o processo] com muito apoio familiar, muito apoio de amigos, ansiolíticos, muitos advogados, muito estresse, muita frustração. Porém, é isso. Cada um na sua missão. Essa é a minha. Cada um dá o que tem, ?", diz a atriz em entrevista a Splash.

Eu consigo entender que a minha cabeça está em cima porque é ela que manda. Então eu tenho, a cada dia que passa, tentado fazer desse pensamento um entendimento corporal meu. As pessoas só dão o que têm. Então não adianta eu ficar esperando se nunca recebeu, nunca foi ensinado. Não vai vir. Cada um só dá o que tem mesmo. Luana Piovani

Scooby entrou com um processo contra Piovani em dezembro do ano passado. A atriz afirmou em janeiro, em vídeo publicado nas redes sociais, que o ex-marido estava "tentando calar ela". Em nota, o surfista afirma que "recorreu à Justiça brasileira para que a privacidade dos filhos seja preservada".

O surfista teria movido a ação após a atriz declarar nas redes sociais que ele não tinha pago integralmente a pensão dos filhos Dom, 11, Bem e Liz, 7.

Piovani acusou o ex-BBB de usar fotos em que ela aparece nua para desmerecê-la, o que ele nega. Ela também diz temer perder a guarda dos filhos, mas Scooby afirma que o processo é para "preservar a imagem dele e das crianças das mentiras que falam".

Em meio a ação e à troca de farpas nas redes sociais, Scooby compareceu ao aniversário de Dom, na casa de Luana, em Portugal. Questionada sobre como está o relacionamento com o ex-marido agora, ela é muito mais sucinta do que nas outras respostas: "Olha, eu não sei te dizer. Talvez não esteja".

Saúde mental

Piovani já fazia terapia há anos, mas diz que ainda não tinha um entendimento de saúde mental.

"Como sempre fui muito curiosa em relação ao comportamento humano, sempre fiquei instigada com a psicologia. Quando me mudei pro Rio, falei: 'bom, é melhor procurar terapia, porque eu saindo do meu conforto, da minha família, e indo buscar uma profissão onde o sucesso e o fracasso andam muito próximos e eu vejo muitas coisas cruéis acontecendo'", contou.

Hoje, além da terapia, ela faz psicanálise. "Tem o remédio, os amigos, a família, a psicanalista, o trabalho também, ? Que ajuda a lidar com tudo isso".

Vida em Portugal

A atriz mora no país europeu com os filhos há quase cinco anos. Quando se mudou, ainda era casada. Ela conta que a decisão de sair do Brasil foi motivada pela insegurança.

"Acho as circunstâncias que nós somos obrigados a passar muito angustiantes. E eu com três filhos pequenos não tava dando conta dessa sensação horrorosa. E aí preferi me mudar para um lugar mais seguro".

Foi em Portugal que Luana voltou para as novelas após uma década afastada desde o remake de "Guerra dos Sexos" (Globo). Em "Sangue Oculto", da emissora SIC, ela viveu sua primeira vilã.

Por que lá, e não aqui? Ela responde:

Porque eu moro lá agora. E porque as novelas lá são bem mais fáceis de se fazer do que as novelas daqui. Para começar, é menos tempo e eu acho que as pessoas trabalham com um pouco mais de dignidade. E eu tava há anos já sem fazer. Como eu tava num lugar diferente, imaginei que a experiência fosse ser diferente, daí topei. E fui muito feliz.

Questionada sobre por que em Portugal ela teria mais dignidade, Luana diz que não queria ficar dando "pequenos exemplos".

"Me constrange muito saber que aqui no Brasil ainda se trabalha assim, ou, pelo menos, [se trabalhava] na minha época. Mas [ter dignidade] é o fato de você trabalhar em um ambiente onde todas as pessoas se sentem respeitadas. Um lugar de trabalho harmônico e isso faz muita diferença no produto, porque todo mundo ali sendo tratado com dignidade".

Além do trabalho em "Sangue Oculto", Piovani apresentou o reality show "Like Me", fez as séries "Patrões Fora" e "Auga Seca" e três temporadas da minissérie "O Clube" em Portugal. No entanto, ela diz que fazer teatro é o que "alimenta sua alma".

"Agora eu tenho um projeto de teatro meu pessoal na mão, que eu quero até estrear em Portugal. Mas pretendo trazer pro Brasil um pouquinho mais para a frente, que é um stand-up", conta.

Também foi em Portugal que Piovani começou a namorar o empresário Lucas Bittencourt. Apesar de dizer — mais uma vez sucintamente — que o relacionamento "tá mara", ela afirma que não pretende se casar novamente.

Não tem nada melhor do que você se separar e voltar a namorar. Eu acho que namorar é o segredo do sucesso de qualquer relação. Eu sou da opinião que se você quiser acabar com uma relação, é só você casar.