Em 15 anos de Record, Faro foi de briga por liderança a 'lanterna' do SBT
Rodrigo Faro, 49, completou 15 anos de contrato com a Record em abril. O apresentador, que chegou à emissora de Edir Macedo como uma das grandes apostas do canal, construiu uma carreira bem-sucedida e, em alguns momentos, incomodou a Globo e fez a emissora de Silvio Santos virar seu freguês no Ibope —seja com O Melhor do Brasil ou o atual Hora do Faro.
Nos últimos anos, porém, o programa dominical apresentado pelo artista perdeu fôlego na audiência e não ameaça com a mesma frequência que outrora, nem mesmo o SBT. Dados obtidos por Splash mostram que Faro amargou mais derrotas que vitórias em 2022 contra programa Eliana: de 52 confrontos aos domingos, ele venceu apenas 9.
Cenário diferente de 2018, quando Faro se deu melhor e venceu 3 dos 5 domingos de dezembro daquele ano, por exemplo, contra Eliana. No dia 16, a vantagem foi de mais de 1,5 ponto, com o Hora do Faro (Record) registrando 7,8 pontos, contra 6,1 pontos da atração do SBT.
Aliado ao fraco desempenho, Faro demorou a renovar seu contrato com a Record. Após muita especulação, inclusive com possível saída do apresentador, o acordo foi fechado por "tempo indeterminado" e não contém mais cláusula de multa, em caso de rescisão —facilitando rompimento no futuro, já que não haveria custos para ninguém.
Procurado por Splash para uma entrevista, a assessoria de imprensa de Rodrigo Faro informou que ele não falaria no momento devido à rotina intensa de gravações na Record. O espaço permanece aberto.
Em retrospecto, a queda de audiência foi acontecendo sucessivamente ao longo dos últimos anos, e se acentuou no fim de 2019. À época, coincidência ou não, Faro foi flagrado perguntando sobre a audiência do programa enquanto repercutia a morte de Gugu Liberato. Criticado nas redes sociais, ele justificou que esse era um hábito regular seu.
"A gente vive de audiência. Então sempre pergunto, é meu instrumento de trabalho. Audiência faz parte da vida do apresentador, o prestígio e o faturamento. Sempre a gente está querendo saber, sempre pergunto, sempre me é informado no ponto, é normal de quem trabalha em televisão", argumentou o apresentador em entrevista ao TV Fama (Rede TV!).
Uma semana após a polêmica, a audiência ficou um ponto abaixo do próprio colega de emissora, Geraldo Luís, que alcançou 6,5 pontos com o extinto Domingo Show. O desempenho também deixou o programa fora do top 10 da emissora naquela semana, atrás de reprises de novelas, de acordo com dados da Kantar Ibope Media.
A atração teve um momento de recuperação em 2020, durante a exibição de A Fazenda 12, com o apresentador sabatinando semanalmente os participantes do reality rural. Na época, o programa superou os dois dígitos, como em 25 de outubro, quando o Hora do Faro fechou com 10,2 pontos de média. Mas isso não foi suficiente, já que em setembro a média foi de 5,2 pontos.
Das novelas para os domingos
Antes de migrar de carreira, Faro ganhou fama por integrar o grupo Dominó e viver uma trajetória promissora como ator na teledramaturgia. Só no canal da família Marinho, por exemplo, o artista participou de produções como "A Indomada", "Malhação", "A Padroeira" e "Chocolate com Pimenta".
O desejo de comandar o próprio programa ficou de fora dos planos da emissora carioca e, com isso, o apresentador foi construir outra história na concorrência. O contrato foi assinado em 2008 e, à época, ele teve a missão de dar identidade ao reality show Ídolos, que vinha de duas temporadas no SBT, e substituir Marcio Garcia no extinto Melhor do Brasil.
Foi também na Record que Rodrigo Faro alcançou o topo de popularidade. O apresentador, que garantia índices de audiência relevantes aos sábados (com o Melhor do Brasil), também ganhou o próprio espaço ao ser transferido em 2013 para os domingos - considerado por muito tempo o dia de maior disputa entre os canais de TV.
Vale destacar que dois quadros tiveram papel fundamental no período de maior sucesso: o Dança Gatinho e o Vai Dar Namoro. As duas atrações caíram no gosto do público. No primeiro deles, a título de exemplo, ele viu a imagem viralizar nas redes sociais por causa de performances bem-humoradas de outros famosos.
Identidade e sucesso comercial
Apesar da má fase, o colunista de Splash Lucas Pasin avalia que Rodrigo Faro conseguiu criar uma identidade própria na televisão brasileira. Segundo o jornalista, o apresentador tem mais a oferecer ao público quando tem liberdade para ser ele mesmo.
"O Rodrigo Faro criou uma marca, que pelo contrário [de Marcio Garcia], cresceu muito. A gente já conhece a marca do Rodrigo Faro, o estilo dele de apresentar. Acho que ele merece um programa cada vez mais solto, porque ele entrega. Quando o Rodrigo Faro tem essa oportunidade de ficar cada vez mais solto, ele entrega", analisou Pasin, no Central Splash.
Ainda que audiência não seja mais a mesma - a televisão brasileira também não é -, Faro permanece sendo um nome com forte apelo comercial. O artista acumula ações publicitárias de marcas como TikTok, MultiGrip, 123 Milhas, Americanas, Bradesco, Aurora, Atacadão, Banco do Brasil e Amazon.
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