Topo

Terra e Paixão: quando começa a nova novela das 9 da Globo e qual o enredo?

Barbara Reis e Tony Ramos em "Terra e Paixão" - Globo/João Miguel Júnior
Barbara Reis e Tony Ramos em 'Terra e Paixão' Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Do UOL, em São Paulo

01/05/2023 04h00

Nova novela da Globo, "Terra e Paixão", escrita por Walcyr Carrasco, estreará no próximo dia 8 de maio na programação da emissora. A trama, ambientada em Mato Grosso do Sul, promete disputas motivadas pela ganância e vontade de fazer justiça, debates sobre agronegócio e um triângulo amoroso.

Qual o enredo de Terra e Paixão?

O enredo gira em torno da disputa por terras, tendo como centro a personagem Aline, interpretada por Barbara Reis, cujas terras são desejadas pelo autoritário Antônio, papel de Tony Ramos, que orquestra um ataque e mata o marido da personagem. Em sua busca por justiça, Aline passa a cultivar suas próprias sementes e conta com a ajuda do amigo Jonatas, interpretado por Paulo Lessa.

A novela também trará a memória dos povos originários da etnia Guató. Os indígenas irão interagir com os personagens da trama, trazendo suas histórias, lendas e cultos. Outras tramas paralelas envolvem o relacionamento tóxico do casal vivido por Débora Falabella e Ângelo Antonio, pais de uma criança albina, a luta contra o bullying do personagem Cristian, interpretado por Felipe Melquiades, e a violência doméstica sofrida pela personagem interpretada por Andrea Horta.

Na trama, Tony Ramos interpreta o vilão Antônio, que disputa a posse das terras com Aline e é o pai dos personagens Caio, interpretado por Cauã Reymond, Daniel, interpretado por Johnny Massaro, e Petra, interpretada por Debora Ozório.

Irene, interpretada por Gloria Pires, é a madrasta de Caio e a mãe de Petra e Daniel. Ela é descrita como manipuladora e misteriosa e tenta fazer com que o marido escolha um dos seus filhos para herdar a fazenda no futuro, mesmo que Caio detenha maior conhecimento sobre agronegócio.

Outro destaque é a atuação de Valéria Barcellos, que estreia na TV com a personagem Luana, uma mulher trans e braço direito de Cândida, interpretada por Susana Vieira, dona do bar que reúne os moradores da cidade fictícia Nova Primavera. A personagem é descrita como uma resistência e esperança contra o preconceito.

A novela também marca o retorno de Tony Ramos como vilão cinco anos após "O Sétimo Guardião" (2018) e a repetição da dobradinha familiar com Gloria Pires, com quem atuou em "Belíssima" (2005), "Paraíso Tropical" (2007) e "Guerra dos Sexos" (2012). Outros atores que já trabalharam com Walcyr Carrasco estão no elenco, como Rainer Cadete e Tata Werneck.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Tony Ramos não atuou nas novelas "Vale Tudo" e "Mulheres de Areia", como havia sido informado em versão anterior deste texto. O erro foi corrigido.