Topo

Ator de novelas bíblicas registra B.O. contra padre por homofobia em missa

Bernardo Dugin um boletim de ocorrência contra o padre Antonio Carlos dos Santos por homofobia - Reprodução/Instagram
Bernardo Dugin um boletim de ocorrência contra o padre Antonio Carlos dos Santos por homofobia Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

02/05/2023 13h15

O ator Bernardo Dugin, 33, registrou um boletim de ocorrência contra o padre Antonio Carlos dos Santos por homofobia durante uma missa de sétimo dia, no domingo (30), em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

Splash procurou a Diocese de Nova Friburgo, que avalia o caso e emitiu o seguinte comunicado:

A Diocese de Nova Friburgo, por meio de seu Bispo Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, lamenta profundamente o ocorrido com o ator Bernardo Dugin, durante a Santa Missa de 30 de abril, na Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores, em Nova Friburgo. Pedimos perdão às pessoas que se sentiram ofendidas e reafirmamos aquilo que é recorrente nas orientações do Bispo para os padres e leigos: misericórdia, respeito, diálogo, tolerância e reconciliação. Amanhã publicaremos uma nota com o pronunciamento do Pe. Antônio Carlos dos Santos, sacerdote envolvido no caso.

A Polícia Civil, em nota, confirmou o registro da ocorrência. "De acordo com a 151ª DP (Nova Friburgo), um inquérito foi instaurado para apurar o crime de homofobia. O acusado prestará depoimento nos próximos dias. As investigações estão em andamento."

O que aconteceu:

O episódio aconteceu durante uma cerimônia na capela do Colégio Nossa Senhora das Dores. "Fiz um registro de ocorrência contra um crime que aconteceu comigo ontem [domingo, 30 de abril]. Foi um discurso de ódio, um discurso homofóbico de um padre dentro de uma missa", explicou o artista, no Instagram.

O ator contou que a missa era em memória de um familiar que morreu há uma semana. "Era a missa de sétimo dia de um familiar meu, um momento muito difícil para toda a minha família. Estavam presentes meu pai, minha mãe, minhas avós, meu namorado, meu irmão, minha cunhada e meus sobrinhos — de 8, 10 e 13 anos", completou.

De acordo com Dugin, o sacerdote teria feito declarações preconceituosas durante a homilia — momento da cerimônia em que é feita a explicação de algum aspecto da Bíblia.

"Na hora da homilia, o padre disse, entre outras barbaridades que ele havia dito antes: 'O demônio está entrando na casa das pessoas de diferentes formas para destruir as famílias na representação da união de pessoas do mesmo sexo, homem com homem, mulher com mulher'".

O Colégio Nossa Senhora das Dores divulgou uma nota oficial, hoje, em que repudia o episódio. "Esclarecemos à comunidade que a indicação de sacerdotes para as liturgias da Capela do CNSD é de inteira responsabilidade da Diocese de Nova Friburgo. Lamentamos, profundamente, o ocorrido na homilia do dia 30/04, que feriu muitas pessoas e somos solidários às suas dores."

Por fim, a instituição de ensino afirmou que comunga da perspectiva do Papa Francisco em relação ao Evangelho de Jesus: "Amar e respeitar, sem distinção, todas as pessoas como irmãos. Isso supõe total respeito e acolhimento às diferenças e recusa obstinada a toda e qualquer forma de discriminação".

Bernardo Dugin tem 33 anos, gravou a sétima temporada da série bíblica "Reis", da Record TV e atuou nas novelas bíblicas "Gênesis" e "Jesus". Ele também já participou de produções como Éramos Seis (Globo) e Todas as Flores (Globoplay).