Topo

Vilma Melo: Quem é a atriz que ganha 1º papel de destaque na Globo aos 53

Vilma Melo protagoniza "Encantado"s" ao lado de Luis Miranda - Sérgio Zalis
Vilma Melo protagoniza "Encantado's" ao lado de Luis Miranda Imagem: Sérgio Zalis

De Splash, no Rio

02/05/2023 04h00

A atriz Vilma Melo conquista seu primeiro papel de destaque na televisão agora aos 53 anos, quando "Encantado's", série que ela protagoniza e estreou primeiro no Globoplay, passa a ir ao ar na TV Globo, com a estreia hoje na faixa das 22h.

Em entrevista a Splash, Vilma fala sobre essa virada na sua carreira olhando para um aspecto mais amplo da série, que tem mais de 90% do elenco formado por pessoas negras e escalou atores mais velhos para papéis importantes. Isso sem que seja uma história que tenha racismo ou etarismo como um de seus temas principais.

"Olha que legal. Todos os elementos estão ali sem precisar usar o verbo, somente usando a imagem. Isso é bola dentro da série. Ansiosa para saber como vai ser a recepção do público na TV aberta", comenta Vilma.

Oriunda do teatro, ela já fez papéis menores em novelas e séries na TV antes de "Encantado's". Entre os veteranos que também estão no elenco da nova série, também figuram nomes como Luís Miranda, 53; Tony Ramos, 74; Neusa Borges, 82; e Dhu Morais, 69.

Na série, Vilma Melo dá vida a Olímpia, uma mulher que ao lado do irmão Eraldo (Luís Miranda) herda um supermercado e uma escola de samba da série D do Carnaval do Rio, as duas coisas funcionando no mesmo lugar — mercado de dia, escola de samba de noite. Olímpia quer incentivar o mercado, o ganha-pão da família, enquanto Eraldo sonha em fazer a escola Joia do Encantado grande no samba carioca.

Completam o número principal da história a Dona Ponza (Dhu Morais), mãe dos dois irmãos, Maria Augusta (Evelyn Castro), esposa de Eraldo, e o bicheiro Madurão (Tony Ramos), uma espécie de vilão da história, que quer comprar o terreno onde funcionam mercado e escola para construir um cassino clandestino.

Para Vilma, é uma boa notícia que a série trate de uma realidade de subúrbio sem o foco na violência, que ela considera que caracteriza a maior parte das produções com grande participação de atores negros.

"Tenho 53, até os 17, quando entrei na faculdade, eu vivi no subúrbio. Nem eu, nem meus amigos éramos ligados à violência. Colocar ou ver pessoas do subúrbio nesse lugar de violência constante é estereótipo. Isso não é real. Isso existe, mas não só isso", argumenta.

Quem é Vilma Melo

Natural do Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

É graduada em Artes Cênicas pela Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e professora de teatro.

O diretório acadêmico do curso em que se formou foi batizado em sua homenagem.

Foi primeira atriz negra a vencer o Prêmio Shell, um dos principais do teatro brasileiro, como melhor atriz em 2007 pelo espetáculo "Chica da Silva - O Musical".

Na Globo, participou das novelas "Joia Rara" e "Avenida Brasil"e da série "Sob Pressão". Ela também gravou a quarta temporada da série "Psi", da HBO, e a novela "A Lei e o Crime", na Record.

Globo estreia série de comédia "Encantado's" no dia 2 de maio