Charles ordena mudança no tratamento de Camilla em orações oficiais
O rei Charles 3º, 74, ordenou uma mudança no tratamento de Camilla, 75, nas orações oficiais pela família real.
Um mandado real foi emitido ontem (3) indicado que Camilla seja tratada como "rainha Camilla" e não "Camilla, a rainha consorte" em missas na Igreja da Inglaterra após a coroação, que acontece no sábado (6).
Como monarca, Charles é Governador Supremo da Igreja da Inglaterra.
A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Sun.
A mudança já foi colocada em vigor na Abadia de Westminster. O roteiro da missa do dia 8 (segunda-feira) está disponível no site oficial do templo e já indica a mudança. Um roteiro da missa do dia 2 (terça-feira) ainda tratava Camilla como "rainha consorte".
"Deus Todo-Poderoso, fonte de toda a bondade, pedimos humildemente que abençoe nosso mais gracioso soberano rei Charles, rainha Camilla, William, príncipe de Gales, a princesa de Gales, e todos da família real", diz a nova oração, feita ao final da missa.
Um comunicado do Palácio de Lambeth, residência oficial do Arcebispo de Canterbury, também informou a mudança, e o mandado real será publicado na Gazeta de Londres, o diário oficial do Reino Unido.
Rainha consorte x rainha
O título de rainha consorte é dado à esposa do rei vigente. Embora Camilla detenha o título equivalente ao do marido, a palavra consorte costuma ser usada para mostrar que ela não tem a mesma soberania que o marido ou seus poderes políticos e militares.
Camilla, então duquesa da Cornualha, recebeu a "aprovação pública" da rainha Elizabeth 2ª durante o jubileu de platina da monarca, ocorrido em fevereiro deste ano. Na ocasião, Elizabeth 2ª comemorava 70 anos de seu reinado com um anúncio especial. Ela anunciou:
Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, sei que vocês darão a ele e à sua esposa Camilla o mesmo apoio que têm dado a mim; e é o meu sincero desejo que, quando a hora chegar, Camilla será conhecida como rainha consorte enquanto continua seu serviço leal. Elizabeth 2ª
Os convites oficiais para a coroação mencionam Camilla apenas como "rainha". A expectativa é de que ela seja tratada assim após a coroação, em um gesto simbólico.
O uso de "consorte", segundo a CNN, era uma forma de respeitar Elizabeth 2ª nos meses seguintes à sua morte. A maioria das rainhas consorte, historicamente, foram chamadas apenas de rainhas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.