Topo

Rei Charles: quem foi convidado para a coroação e quem não foi após brigas?

Família Real passou por turbulências recentes, como acusações feitas por Harry - Reprodução/Netflix
Família Real passou por turbulências recentes, como acusações feitas por Harry Imagem: Reprodução/Netflix

Do UOL, em São Paulo

05/05/2023 04h00

Com a proximidade da coroação do Rei Charles, que acontecerá neste sábado, muitas especulações circulam sobre quem estará presente na cerimônia e quem não foi convidado após as recentes turbulência da família real. Entenda abaixo a "situação" de cada um.

Dentre os membros da família real, é esperado que o príncipe William e a princesa Kate Middleton estejam presentes, assim como o príncipe George, que será um dos pajens do rei. Além disso, os netos e netas de Camilla também cumprirão a mesma função.

Surpreendentemente, o príncipe Harry, que recentemente deixou suas funções na realeza e vive um momento de desavenças com o pai, confirmou sua presença na cerimônia.

Já Meghan Markle, mulher de Harry, não estará presente, mas, em comunicado, desmentiu a informação divulgada na imprensa britânica de que não iria à cerimônia por sua insatisfação com a resposta de Charles às suas preocupações com os preconceitos na realeza.

Os irmãos do rei também estarão presentes. São eles a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward.

Sarah Ferguson, ex-mulher do príncipe Andrew, confirmou que não estará na cerimônia, mas estará presente no "Coronation concert", show que acontecerá no dia seguinte."Eu sou divorciada. [...] E você não pode ter as duas coisas. Você não pode ficar em cima do muro. Ou você está dentro ou está fora, mas não fique 'zanzando' por aí".

O ex-marido de Camilla, Andrew Parker Bowles, foi convidado e também deve marcar presença na coroação, assim como os filhos do casal.

Além da família real, outros convidados ilustres estarão presentes, como o presidente Lula (PT), que irá à coroação, seguindo o protocolo para todos os chefes de Estado que mantêm relação com o Reino Unido.