Topo

Tombo, morte, rainha banida: coroação deu errado algumas vezes na história

A coroação de George 4º, que baniu a ex-mulher, Caroline de Brunswick, da cerimônia - Reprodução/Westminster Abbey
A coroação de George 4º, que baniu a ex-mulher, Caroline de Brunswick, da cerimônia Imagem: Reprodução/Westminster Abbey

De Splash, em São Paulo

06/05/2023 04h00

A coroação do rei Charles 3º, que acontece neste sábado (6), é a 40ª a acontecer na Abadia de Westminster.

Desde que William 1º, conhecido como William, o Conquistador, foi coroado pela primeira vez há quase mil anos, em 1066, o templo viu muitas confusões acontecerem nessa cerimônia.

A própria coroação de William acabou em revolta.

Saiba mais sobre situações curiosas e inusitadas que aconteceram em coroações ao longo dos anos:

Na coroação de William 1º, soldados que guardavam o lado de fora da abadia confundiram os gritos de aprovação do rei no interior do templo com uma tentativa de assassinato. Eles começaram a colocar fogo em casas em volta da Abadia, o que encheu a Abadia de fumaça, causou revoltas e a fuga da congregação. Apesar do caos, a coroação foi concluída.

Richard 1º estava cercado de maus agouros em 1189. É o que conta uma descrição da coroação, a primeira registrada em detalhes. Segundo o autor, um morcego voou em volta da cabeça do rei e os sinos da Abadia soaram "misteriosamente".

A cerimônia de Edward 2º também foi caótica e acabou com uma morte. O evento em 1308 foi marcado por confusões na multidão, que segundo registros, derrubou uma porta do Palácio de Westminster e fez com que Edward tivesse que fugir por uma porta dos fundos. Um cavaleiro, Sir John Bakewell, morreu esmagado.

James 2º também teve maus agouros em sua coroação em 1685: a coroa quase caiu de sua cabeça e, no momento da coroação, o Estandarte Real na Torre de Londres foi rasgado pelo vento.

A rainha Anne estava com gota no dia de sua coroação em 1702 e, por isso, não conseguiu entrar andando na Abadia. Ela foi carregada por guarda-costas em uma cadeira.

A coroação de George 4º teve uma treta daquelas: ele baniu da cerimônia sua ex-mulher, Caroline de Brunswick, que tentou invadir a Abadia mesmo assim.

"No dia da coroação, ele mandou fechar as portas de Westminster, e ela armou um barraco na porta da Abadia porque ela queria ser coroada, e eles já eram divorciados. [...] Com esses reis [da dinastia] Hanôver, de onde vem a rainha Vitória, era escândalo em cima de escândalo. [...] É que não tinha uma imprensa tão divulgadora desses acontecimentos", conta Francisco Vieira, professor de história, a Splash.

A coroação da rainha Vitória em 1838 foi uma bagunça completa, com muitos erros e até um tombo. Sem ensaio, a cerimônia demorou cinco horas para acabar porque ninguém além da rainha e do substituto do Deão de Westminster sabia o que deveria ser feito. O anel da coroação foi forçado no dedo errado da rainha (o que, segundo ela em seus diários, foi muito dolorido). Lord Rolle, um nobre já idoso, rolou os degraus da Abadia ao cair fazendo a homenagem à rainha. Por fim, um bispo se enganou e disse a Vitória que a coroação já havia acabado, fazendo com que ela precisasse voltar ao trono para terminar a cerimônia. Mesmo assim, a rainha escreveu que aquele foi o dia "da qual ela mais se orgulhou na vida".

A rainha Vitória da Inglaterra teve uma coroação cheia de erros - Getty Images - Getty Images
A rainha Vitória da Inglaterra teve uma coroação cheia de erros
Imagem: Getty Images

Edward 8º ascendeu ao trono, mas desistiu por amor e nem chegou a ser coroado. O tio da rainha Elizabeth 2ª abdicou do trono para viver seu romance com a socialite americana e divorciada Wallis Simpson. Isso porque a Igreja da Inglaterra proibia o casamento de pessoas divorciadas enquanto seus ex-cônjuges ainda estivessem vivos. Ele nunca foi coroado, e foi sucedido por George 6º, seu irmão e pai da rainha Elizabeth 2ª.

Edward e Wallis Simpson, o duque e a duquesa de Windsor - Bettmann Archive/Getty Images - Bettmann Archive/Getty Images
Edward e Wallis Simpson, o duque e a duquesa de Windsor
Imagem: Bettmann Archive/Getty Images

Coroação de Charles 3º é planejada há anos

Segundo a imprensa britânica, a coroação de Charles 3º é planejada há mais de 15 anos sob o codinome "Operação Orbe Dourado" (em inglês, Operation Golden Orb).

Com as transmissões ao vivo, o longo planejamento e a cobertura massiva da cerimônia, é difícil que uma grande falha, como as que aconteceram há séculos, aconteça na coroação do novo monarca. E, caso aconteça, certamente não passará despercebida.

"Hoje em dia tem um controle muito maior. [Antigamente], na Inglaterra, essa pompa e circunstância era muito mais tosca. [...] Não tinha muita preocupação com esse tipo de cerimônia. Só que hoje, a Inglaterra tem todos os olhares do mundo [sobre ela]. Então, é mais um capítulo de uma longa minissérie que todo mundo acompanha há décadas", avalia Vieira.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Por um erro de digitação, o nome de George 6º estava no lugar de George 4º. O texto foi corrigido.