Topo

Rei Charles 3º é coroado na Abadia de Westminster

Rei Charles 3º é coroado na Abadia de Westminster - Richard Pohle - WPA Pool/Getty Images
Rei Charles 3º é coroado na Abadia de Westminster Imagem: Richard Pohle - WPA Pool/Getty Images

De Splash, em São Paulo

06/05/2023 06h27

O rei Charles 3º foi coroado hoje na Abadia de Westminster.

Ele recebeu a Coroa de Santo Eduardo feita em 1661 para a coroação de Charles 2º. Essa coroa de mais de dois quilos é feita de ouro maciço, decorada com rubis, ametistas, safiras, granadas, topázios e turmalinas. Seu gorro é de veludo, decorado com uma faixa de arminho. Em seguida, os presentes entoaram a frase "Deus salve o rei".

A cerimônia é dividida em cinco etapas: reconhecimento, juramento, unção, investidura e coroação, entronização e homenagem.

O momento da unção é considerado o mais "sagrado" da coroação e foi protegido por uma tela. Portanto, não foi exibido na televisão.

Em seguida, a rainha Camilla foi coroada com a Coroa da rainha Mary em uma cerimônia mais simples, já que ela não é uma rainha reinante e, sim, rainha consorte. Ela foi ungida, coroada e entronizada e não precisou fazer o juramento.

Charles entrou no templo vestindo o manto carregado por pajens — entre eles, o príncipe George, de 9 anos, filho do príncipe William. Os netos de Camilla, também atuaram como pajens, carregando o manto da avó, que usa um vestido branco e dourado.

Procissão em carruagem de 1762

Após a coroação, o rei Charles e a rainha Camilla voltaram em procissão ao Palácio de Buckingham. Nesse segundo desfile, Charles e Camilla foram seguidos pela família real e por 4 mil membros das Forças Armadas.

Ao final da coroação e para a segunda procissão, Charles trocou a Coroa de Santo Eduardo pela Coroa Imperial de Estado, feita em 1937 e decorada com 2.868 diamantes, 273 pérolas, 17 safiras, 11 esmeraldas e 5 rubis, pesando mais de um quilo. Essa coroa inclui a safira de Santo Eduardo, que teria feito parte de um anel do rei, e um rubi que teria sido usado em batalha por Henry 5º, além do diamante Cullinan II.

Eles viajaram na Carruagem de Ouro de Estado, fabricada em 1762 e usada em todas as coroações desde 1831. Tem sete metros de comprimento, quase quatro metros de altura e pesa quatro toneladas.

A carruagem é feita de madeira coberta de folha de ouro. O interior é forrado e estofado com veludo e cetim e o exterior tem pinturas que representam deuses e deusas romanas.

Primeira procissão foi em carruagem moderna

Por volta de 6h20, o rei Charles 3º e a rainha Camilla saíram em procissão do Palácio de Buckingham em direção à Abadia de Westminster, onde serão coroados.

A procissão percorreu um caminho de pouco mais de 2 km e deve chegou à Abadia pouco antes de 7h (horário de Brasília).

Charles e Camilla fizeram a primeira procissão na Carruagem de Estado do Jubileu de Diamante, fabricada em 2012 para marcar os 60 anos de reinado de Elizabeth 2ª. Essa carruagem tem cinco metros de comprimento e pesa três toneladas.

Moderna e mais confortável, a Carruagem do Jubileu de Diamante tem ar condicionado e suspensão hidráulica. Seus painéis de madeira são feitos com objetos doados por mais de cem lugares históricos e organizações de todo o Reino Unido, como o iate real Britannia e o escritório do primeiro-ministro britânico, 10 Downing Street. A coroa no topo é feita com carvalho do navio HMS Victory, o mais antigo ainda em serviço.

Enquanto isso, convidados, chefes de estado e a família real se acomodaram na Abadia de Westminster. O príncipe William e a princesa Kate chegaram à Abadia acompanhados dos dois filhos mais novos, Charlotte e Louis. O príncipe Harry, filho de Charles, e o príncipe Andrew e suas filhas, Eugenie e Beatrice, chegaram juntos ao templo. O príncipe Edward e sua mulher, Sophie, e a princesa Anne também chegaram à Abadia.