Topo

Mais enxuta e moderna: 10 diferenças entre coroações de Charles e Elizabeth

De Splash, em São Paulo

07/05/2023 04h00

A coroação do rei Charles 3º aconteceu ontem, na Abadia de Westminster, 70 anos depois de a rainha Elizabeth 2ª ser coroada no mesmo local.

Muito mudou no mundo entre uma cerimônia e outra e, por isso, a coroação de Charles 3º recebeu toques de modernidade, apesar de ter seguido ritos milenares.

Confira as dez principais diferenças entre a coração de Charles 3º e a de sua mãe, em 1953:

1. Coroação mais enxuta

O percurso das procissões de Charles foram mais curtos em comparação à coroação de Elizabeth. Enquanto ela percorreu 7 km para alcançar o máximo de pessoas em Londres, Charles fez uma procissão de cerca de 2 km.

A lista de convidados também foi reduzida. Enquanto 8.251 pessoas assistiram à coroação de Elizabeth na Abadia de Westminster, a lista de convidados de Charles tinha por volta de 2 mil convidados.

A cerimônia também foi mais curta: enquanto a da rainha Elizabeth 2ª durou três horas, a do rei Charles durou duas horas.

2. Philip sem coroa x Camilla coroada

Na coroação da rainha Elizabeth, o príncipe Philip, então duque de Edimburgo não foi coroado, enquanto Camilla foi coroada ao lado de Charles. Isso não tem a ver com uma modernização da cerimônia ou uma escolha de Charles, e sim com as tradições da monarquia britânica. Quando há uma rainha reinante, o marido não recebe a versão masculina do título recebido por sua mulher. Quando há um rei reinante, como é o caso de Charles 3º, sua mulher, a rainha consorte, é coroada ao seu lado.

3. Ritos inéditos

No início da cerimônia houve um inédito cumprimento ao rei, em que o monarca se dirigiu a um corista: "Em Seu nome e seguindo Seu exemplo, eu venho não para ser servido, mas para servir", disse Charles.

A coroação também incluiu uma oração do rei em voz alta e o uso de outros idiomas: o galês, gaélico escocês e gaélico irlandês.

4. Participações dos netos

Pela primeira vez, os netos do rei e da rainha tiveram papel na coroação: o príncipe George foi um dos pajens de Charles, enquanto Camilla pôde contar com seus netos na mesma função;

5. Diferença de décadas de idade entre Elizabeth e Charles

Elizabeth tinha 26 anos quando foi coroada, enquanto Charles tem 74: a diferença é de 48 anos. Falando na presença da família, a rainha era uma jovem mãe quando foi coroada — Charles, o mais velho, tinha apenas quatro anos. Charles, por sua vez, já tem cinco netos.

6. Carruagem diferente

Charles optou por uma carruagem mais moderna para a primeira procissão, enquanto Elizabeth fez as duas longas viagens na Carruagem de Ouro de Estado, de 1762.

A principal diferença aqui é o conforto: enquanto Elizabeth disse que o passeio na Carruagem de Ouro foi "horrível", Charles fez a primeira procissão do dia em uma carruagem construída em 2012, com ar condicionado e suspensão hidráulica. Só a segunda procissão foi feita na Carruagem de Ouro, usada em todas as coroações desde 1831.

Rei Charles e rainha Camilla na Carruagem de Estado do Jubileu de Diamante, em procissão de Buckingham a Westminster - Dan Mullan/Getty Images - Dan Mullan/Getty Images
Rei Charles e rainha Camilla na Carruagem de Estado do Jubileu de Diamante, em procissão de Buckingham a Westminster
Imagem: Dan Mullan/Getty Images

7. Presença da monarquia estrangeira

Pela primeira vez, monarcas estrangeiros marcaram presença na coroação: na cerimônia da rainha Elizabeth, a única monarca coroada a marcar presença foi a rainha Salote Tupou 3ª de Tonga. Outros reis e rainhas foram representados por príncipes e princesas.

A coroação de Charles contou com a presença de vários monarcas, como o rei e a rainha da Bélgica e o rei e a rainha da Espanha.

8. Protestos

A coroação da rainha Elizabeth 2ª não teve protestos notáveis, enquanto os manifestantes na coroação de Charles 3º se fizeram notar na imprensa. Houve quem protestasse contra a monarquia com os dizeres "Not My King" ("Não é meu rei", em português) e contra o licenciamento e a produção de novos combustíveis fósseis no movimento "Just Stop Oil". Segundo a imprensa britânica, 52 pessoas foram detidas nas ruas de Londres hoje.

9. Representatividade e sustentabilidade

Representantes do judaísmo, do hinduísmo, do islamismo, do budismo e do sikhismo participaram da cerimônia em uma inclusão inédita;

Também pela primeira vez, uma mulher carregou a Espada de Estado: a responsável pela função foi a oficial da Marinha Real Amy Taylor e, depois, a Ministra de Estado para a Política Comercial Penny Mordaunt;

Em um aceno à sustentabilidade, Charles 3º e Camilla reutilizaram objetos na coroação que antes eram produzidos para cada cerimônia, como cadeiras e robes. Pela primeira vez na história moderna, a rainha reutilizou uma coroa existente — Camilla usou a coroa da rainha Mary. Além disso, o óleo usado por Charles na coroação era vegano, diferente do usado por sua mãe em 1953, que tinha ingredientes de origem animal.

10. Cobertura midiática

Enquanto Elizabeth revolucionou ao transmitir sua coroação ao vivo pela televisão, a coroação de Charles foi amplamente coberta e transmitida ao vivo para todo o mundo pela televisão, internet e outros meios de comunicação. A hashtag da coroação ganhou até seu próprio emoji no Twitter: uma reprodução da Coroa de Santo Eduardo.

E as semelhanças?

Apesar das várias diferenças, também há muitas similaridades entre as duas coroações.

A cerimônia seguiu a mesma estrutura: reconhecimento, juramento, unção, investidura e coroação, entronização e homenagem;

A "regalia", ou seja, os objetos usados na cerimônia de coroação do monarca seguem os mesmos, como a coroa de Santo Eduardo, os cetros, o anel, os braceletes, a ampola e a colher da unção;

Charles contou com a presença de filhos em sua coroação, assim como prestigiou a cerimônia de sua mãe em 1953, aos quatro anos. O príncipe William e o príncipe Harry, dois filhos do monarca, estiveram presentes. Elizabeth só não pôde contar com a princesa Anne, que tinha dois anos e era muito pequena para estar no evento.