Topo

'Terra e Paixão': ator compara morte de personagem ao caso Marielle Franco

Samuel e Aline são pais de João em "Terra e Paixão" - Globo/ Paulo Belote
Samuel e Aline são pais de João em 'Terra e Paixão' Imagem: Globo/ Paulo Belote

De Splash, em São Paulo

08/05/2023 18h10

"Terra e Paixão" estreia hoje na Globo e contará a história de Aline (Barbara Reis), uma jovem que vê sua família ceifada após o marido morrer vítima da violência motivada pela disputa de terras. Barbara consegue fugir da morte e passa a buscar justiça plantando suas próprias sementes.

Aline é casada com Samuel, interpretado por Ítalo Martins, um pequeno proprietário que luta para manter suas terras. Juntos, são pais de João (Matheus Assis), um menino forte e corajoso.

Alerta de Spoiler Splash - Arte UOL - Arte UOL
Alerta de Spoiler Splash
Imagem: Arte UOL

No entanto, Samuel é morto ao cruzar o caminho de Antônio, um produtor rural interpretado por Tony Ramos. Em entrevista dada à Globo, cedida com exclusividade para Splash, Martins contou detalhes de seu personagem e o comparou à morte de Marielle Franco. Vereadora do Rio de Janeiro, militante dos direitos humanos e da equidade racial e de gênero, Marielle foi assassinada a tiros em 2018, em um crime que até hoje não foi solucionado.

Revolucionário. "Samuel é um sonhador, um homem íntegro, potente pelos seus ideais. Arrisco dizer que a trajetória dele me lembra Marielle Franco. Perseguidos e mortos por serem revolucionários."

Minhas expectativas são as melhores. Samuel é um homem doce, forte, sonhador. Tenho certeza que o público será tocado por ele.

Inspiração na família para criar Samuel. "Me inspirei em meu pai, que também morreu jovem como o Samuel. Contei com ajuda da equipe incrível e cuidadosa, composta por vários profissionais da Globo, dentre eles a Tatiana Muniz, a Maria Beta, a Márcia Rubin, e com o próprio elenco. A Barbara Reis foi uma parceira e tanto!"

Semelhanças como desafiam. "O fato de nossas histórias serem semelhantes [foi um desafio]. Como falei, perdi meu pai cedo. Ele também era um revolucionário de alguma forma."

Embate com o vilão é uma das principais questões. "Sem dúvida é fazer com que sua fazenda prospere, garantir um futuro para sua família e também condições mais justas de trabalho para o povo daquela região. Para isso ele terá que enfrentar a ganância e ódio de Antônio La Selva."

Convívio com companheiros de novela. "Nosso trabalho começou em dezembro. Tivemos semanas intensas de preparação, o que nos ajudou em vários sentidos. O elenco é incrível! Nos tornamos uma família. Era sempre muito empolgante estar no set. Destaco também o fato de ser minha primeira novela na Globo, com um personagem tão potente. Foi desafiador, mas estou feliz com o resultado e amigos que fiz."

Relação de Samuel com Aline não é perfeita. "Samuel ama Aline e sabe que ela não o ama com tanto fervor. Mas eles construíram uma relação de muito respeito e parceria. A cumplicidade deles melhorou com a chegada do filho, João (Matheus Assis)."

Antes de dar vida a Samuel, Ítalo Martins esteve no curta "Erva de Gatoe, no longa "A Baleia", dirigido pelo Felime M. Bragança e Mariana Meliande, e na série "Cidade Invisível", da Netflix.