'Terra e Paixão': tudo o que se sabe sobre a novela 'agropop' da Globo
"Terra e Paixão", nova novela das 9 da Globo, estreia hoje após o Jornal Nacional. Escrita por Walcyr Carrasco, a trama "agropop" é ambientada em Nova Primavera, cidade fictícia de Mato Grosso do Sul, e tem a missão de resgatar a audiência perdida por "Travessia", de Gloria Perez.
Nomes de peso formam o núcleo central da história, como Tony Ramos, Gloria Pires, Cauã Reymond, Paulo Lessa, Johnny Massaro e Barbara Reis — nome em ascensão na Globo. Susana Vieira, Agatha Moreira, Rainer Cadete, Débora Falabella, Tatiana Tiburcio, Tata Werneck e Jonathan Azevedo são outros destaques.
Qual é a história central de Terra e Paixão?
A novela acompanha a saga de Aline (Barbara Reis), uma jovem que vê sua família ceifada após o marido morrer vítima da violência motivada pela disputa de terras. Barbara consegue fugir da morte e passa a buscar justiça plantando suas próprias sementes.
Ela passa a comandar a pequena propriedade e não cede à pressão do autoritário Antônio (Tony Ramos), que quer tomar as terras dela para ficar com a água que há na região. Apesar da rivalidade com Antônio, Aline é disputada pelos filhos do ruralista, Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro).
Aline e os filhos de Antônio formam o triângulo amoroso inicial da trama, mas Jonatas (Paulo Lessa), primo de Samuel, quem Aline considera um amigo fiel, também vai descobrir que a lealdade trata-se de amor.
Outra disputa presente é sobre quem vai herdar a fortuna de Antônio. Irene (Gloria Pires), descrita como manipuladora e misteriosa, tenta mover suas peças para fazer a cabeça do marido a escolher um dos seus filhos — Daniel e Petra (Debora Ozório) — para assumir os negócios da fazenda no futuro. É o enteado dela, Caio, quem detém os maiores conhecimentos sobre agronegócio.
A verdade é que a família La Selva guarda segredos. Parte deles são conhecidos por Cândida, personagem de Susana Vieira, dona do bar que movimenta a região.
"A história apresenta um grande drama amoroso e uma luta por herança, em um ambiente agrícola, rural, uma parte do país ainda desconhecida por muitos, de uma maneira que não estamos acostumados a ver em novelas. Estou fascinado pela tecnologia implantada na agricultura nos dias atuais, me apaixonei por esse ambiente e quis trazer para as telas", diz Walcyr.
Tramas paralelas
Abuso de remédios: Debora Ozório interpreta a terceira filha de Antônio, uma mulher viciada em remédios tarja preta para dormir. Apesar do seu lado frágil, Petra é uma agrônoma que guarda segredos e quer tomar posse da fortuna da família para ela, influenciada pelo italiano Luigi (Rainer Cadete) — um trambiqueiro que se aproxima inicialmente por interesse, espécie de "golpista do Tinder".
Povos originários: a trajetória de Aline e de outros personagens irão se cruzar com povos originários da etnia Guató. Segundo o autor, os indígenas trarão a memória de seu povo, suas histórias, suas lendas, seus cultos e a conexão com outros povos abrigados na floresta, que também perderam suas terras e, muitas vezes, sua identidade.
Albinismo e violência doméstica: Débora Falabella e Ângelo Antonio vão ser pais de uma criança albina e ter relacionamento tóxico. Lucinda fará de tudo para amenizar o bullying que Cristian (Felipe Melquiades) sofre na escola, incluindo gastar muito dinheiro com tratamentos de pele. Já Andrade é um homem violento. Ele bebe e agride a esposa.
Representatividade trans: estreando na TV, Valéria Barcellos leva vivência trans ao folhetim. A artista dá vida a Luana, gerente e braço direito de Cândida, dona do bar que reúne os moradores da cidade fictícia Nova Primavera. "Defino a Luana como resistência e esperança... Nos cruzamos quando percebemos que somos vítimas do preconceito que nos ronda todos os dias", pensa ela.
Falso moralismo: Casal conservador vivido por Claudio Gabriel e Leona Cavalli esconde segredos envolvendo pornografia e traição. Tadeu é um homem cheio de fantasias, que costuma acessar sites adultos durante o expediente no trabalho. Gladys também tem seus segredos: diretora da escola local, mantém um relacionamento às escondidas com o italiano Luigi, que conheceu pela internet.
Produção de conteúdo adulto: Tata Werneck volta às novelas como Anely. Ela esconde uma personalidade oculta. Quando sozinha, no computador, ela entra em um site adulto — no estilo OnlyFans — para fazer strip-teases. É onde ganha dinheiro e tem clientes de todo o país.
Mundo agro: Seja por meio de disputas de terras, seja por questões ligadas a agricultura, o mundo agro será debatido na trama, principalmente na cooperativa, local onde boa parte dos personagens trabalham. Além disso, a cultura sertaneja ganhará destaque nos looks e nas apresentações do bar de Cândida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.