Topo

Familiares e amigos se despedem de Palmirinha; parte do velório será aberto

Colaboração para Splash, em São Paulo

08/05/2023 07h42Atualizada em 08/05/2023 14h21

O velório de Palmirinha Onofre está sendo realizado hoje, em São Paulo, no Cemitério do Morumbi, das 9h às 17h. A cerimônia será aberta ao público das 11h às 13h.

Sandra Bucci, filha de Palmirinha, disse em entrevista ao Encontro (Globo): "Tudo que eu sou, tudo que eu passei para os meus filhos e passo para os meus netos, ela quem me ensinou. Ela que me ensinou humildade, essa palavra fazia parte do cotidiano dela. 'Gente, vocês nunca pisem em ninguém. Sejam sempre humildes'".

Ela vai deixar esse legado e ela se sentia muito feliz com isso. Ela viveu plenamente. Sandra Bucci

Palmirinha morreu ontem, aos 91 anos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde o dia 11 de abril.

"A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos", diz o comunicado publicado pela família nas redes sociais.

Nascida em Bauru, no interior de São Paulo, Palmirinha deixou três filhas: Tânia, Sandra e Nancy, seis netos e três bisnetos.

"Me sinto jovem, acho que é por isso que não envelheço", contou à Marília Gabriela, no "De Frente com Gabi" (SBT) em 2012.

Fofura na TV

Com jeito doce e receitas deliciosas, Palmirinha passava o ar de ser a avó que muitos queriam ter: carinhosa e que adora mimar seus netinhos com seus pratos simples e saborosos. Ela era muito amorosa com suas telespectadoras, a quem chamava carinhosamente de "amiguinhas".

A cozinheira apresentou na TV Gazeta o quadro de culinária dos programas "Note e Anote", comandando por Ana Maria Braga, de 1993 a 1997, "Mulheres" e "Pra você", de 1997 a 2000. Ela comandou ainda o TV Culinária de 2000 até 2010 e o "Programa da Palmirinha", no canal Fox, de 2012 até 2015.

A saída da Gazeta surpreendeu muita gente e ela explicou no "De Frente Com Gabi", em 2012, o motivo.

"Estava muito cansada porque eu que colocava o programa no ar, não tinha uma produção. Fazia meus pratos com a ajuda da minha filha, do meu boneco. Achei que estava na hora porque senão ia acabar ficando doente".

Palmirinha se emocionou ao falar do fim do programa e relatou que ficou com mágoa da Gazeta, pois não se sentia valorizada.

"Era meu sonho, eu fazia não pelo dinheiro, eu sabia que estava ensinando as pessoas a ganhar dinheiro com os meus salgadinhos, minha comida. Fiquei magoada porque quando me despedi, no último programa estava me despedindo das minhas amiguinhas, fiz uma torta doce de maçã, quando estava chorando e me despedindo, cortaram o meu microfone. Isso me magoou muito".