O dia em que Elis Regina ajudou Rita Lee, grávida, a sair da prisão
A amizade entre Elis Regina e Rita Lee, que morreu ontem, aos 75 anos, não teve apenas momentos de ternura. Elis, ícone da MPB, é apontada pela Rainha do Rock como responsável por ter conseguido deixar a prisão, em 1976, conforme contou em sua biografia. Rita estava grávida de seu primogênito, Beto.
"Só pode ter sido manobra do meu Anjo da Guarda ter acontecido justamente no dia em que eu estava tendo um sangramento com cólicas insuportáveis (...) O perigo de aborto era real". É assim que Rita fala, em seu livro, dos momentos de tensão que passou ao ser detida injustamente por uso e porte de maconha.
Rita diz que a amizade entre elas demorou a florescer, já que, nas épocas dos festivais, Elis não era fã das guitarras dos roqueiros, como ela. "A última pessoa que eu esperava que fosse me visitar na cadeia era a Elis", admitiu a ex-Mutante, a Ronnie Von, em 2020.
Naquele exato momento, chega uma carcereira dizendo: 'Rita Lee, chegou um artista famosa aqui na portaria e tá junto com o filhinho rodando a baiana querendo te levar de qualquer jeito' (...) Céus quem seria essa santa porreta que me aparece exatamente na hora que eu mais preciso, Nossa Senhora das Roqueiras? Chego corcunda de dor na sala do delegado e quem vem me dar um abraço dos mais fofos que já recebi na vida? Elis, aquela que fazia cara feia para os roqueiros! Elis, a musa mor da MPB! Rita Lee, em sua biografia
Elis, que chegou com o filho João Marcelo, teria então usado sua fama para exigir que Rita fosse liberada:
O delegadinho da vez, sem saber se pedia autógrafo ou enfiava a cara no apontador de lápis, fazia papel do falsinho atencioso, ora oferecendo cafezinho, ora perguntando sobre música. Elis ignorou o cara e disse em alto e bom som: 'Se um médico não chegar em cinco minutos, você é que vai precisar de um cafezinho, porque eu vou convocar uma coletiva e denunciar o que está acontecendo aqui com minha amiga Rita Lee.' Rita Lee, em sua biografia
Na entrevista a Ronnie Von, a roqueira diz que foi abraçada por Elis, que contou que tinha decidido ir à delegacia ao saber que Rita estava grávida e muito magra. "O que ela berrou, o que ela aprontou lá dentro. (...) Ninguém mexia com a Elis. Ela era o Olimpo. Que mãezona. Mandou que comprassem comida para mim, deu dinheiro e ainda pediu troco. Me ajudou como se fosse uma amiga de infância", concluiu Rita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.