Que fim levou o boneco Guinho, ex-parceiro de Palmirinha na TV
Palmirinha Onofre morreu ontem (7), aos 91 anos, em decorrência de problemas renais crônicos. O velório foi realizado hoje (8), em São Paulo, com a presença de familiares, amigos e fãs.
A morte da Palmirinha comoveu anônimos e famosos, inclusive o ator e empresário Anderson Clayton, que trabalhou por 15 anos ao lado da culinarista, como manipulador do boneco Guinho, espécie de assistente da apresentadora na preparação de suas receitas.
Nas redes sociais, Clayton lamentou a morte de Palmirinha, com quem ele rompeu laços profissionais em 2015, após uma briga na Justiça motivada por desavenças.
Desde então, os dois seguiram caminhos distintos: Palmirinha retornou à TV sem a companhia de Guinho, enquanto Anderson buscou novas formas de manter o personagem vivo, mas longe da culinarista. Um exemplo foi a participação no projeto Pequenos Chefs, uma ação de culinária para crianças, em São Paulo.
Como nasceu e por onde anda Guinho?
O boneco Guinho foi concebido por Anderson Clayton na adolescência. Mas ficou conhecido em todo o país anos depois, quando se tornou assistente de Palmirinha em programas de TV.
Clayton contou que o personagem "nasceu durante um curso de bonecos". Antes das telinhas, ele levava o personagem para fazer apresentações para crianças em hospitais, segundo contou a Splash.
As principais inspirações do ator e empresário para o boneco foram programas infantis. Ele tomou como exemplo "Cocoricó" e "Castelo Rá-Tim-Bum", além de Tom Veiga, morto em 2020, famoso pelo papagaio Louro José ao lado de Ana Maria Braga, no "Mais Você".
Os caminhos de Clayton e Palmirinha se encontraram em meados dos anos 2000. Os dois trabalhavam na TV Gazeta. Ele foi escalado para auxiliar a culinarista com o boneco, que à época se chamava Huguinho.
Anos depois, quando os dois deixaram a Gazeta, Anderson trocou o nome de Huguinho para Guinho. A emissora havia registrado o primeiro nome do personagem.
O último trabalho dos dois juntos foi em um programa do canal Fox Life. Foi quando chegou ao fim os anos de parceira que se estendia para comerciais, eventos e até mesmo entrevistas à imprensa.
Pedido de Palmirinha: manter Guinho Vivo. A Splash em agosto de 2022, Anderson Clayton contou que tem investido para que Guinho seja protagonista em novos trabalhos e afirmou que, enquanto viver, "o personagem estará aí", até porque esse foi um pedido pessoal da apresentadora.
Rompimento e último encontro
Palmirinha e Anderson Clayton romperam laços profissionais em novembro de 2014. Além de manipular Guinho, ele era empresário e assessor de imprensa da culinarista, mas após 15 anos de parceria, as desavenças foram parar na Justiça.
Palmirinha decidiu romper o acordo com o então empresário por "não querer sujar o nome". Anderson chegou a se posicionar apontando "ingratidão" da apresentadora naquela ocasião.
Em 2016, Clayton e Palmirinha entraram em acordo. Ele recebeu uma indenização pelo rompimento de contrato.
O último encontro com Palmirinha ocorreu em dezembro de 2020. Ela estava internada em São Paulo para tratar uma infecção urinária.
À época, ele levou Guinho e falou de sua "admiração e gratidão olhando nos olhos" de Palmirinha. "[Ela] sempre será minha vovó, tem um lugar eterno no meu coração. Conversamos, choramos e nos abraçamos", relatou.
"Passagem tranquila e de paz". Sobre a morte de Palmirinha, ele disse a Splash que acompanhou "de perto os últimos momentos".
Despedida emocionada. Em um post no Instagram, Anderson Clayton destacou a convivência ao lado dela. "Vivemos nesses últimos 25 anos muitas conversas, horas e horas de camarim, gargalhadas e lágrimas. Claro...como toda história, alguns momentos tristes surgem, porque sem eles não conseguiríamos mostrar que uma grande História também é feita de desencontros e dor. Mas o amor e respeito sempre prevaleceram. Escrevo esta carta com o coração apertado e cheio de saudades. Ainda não consigo acreditar que este momento chegou."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.