Topo

Adeus ao ruivo: na última fase, Rita Lee isolou-se e rodeou-se de bichos

Colaboração para Splash, em São Paulo

09/05/2023 12h12

Rita Lee, que morreu na noite de ontem (8), aos 75 anos, vivia reclusa em um sítio e rodeada de bichos na última fase de sua vida, após aposentar-se dos palcos.

Ela deixou os palcos em 2012. Então aos 64 anos, Rita anunciou em um show no Rio que deixaria os palcos. "Queria dizer que esse é o meu penúltimo show, mas já considero o último. É... Vou me aposentar dos palcos." O último show oficial aconteceu dias mais tarde, em Aracaju. Ela ainda chegou a fazer outras duas apresentações posteriores, no DF e no centro de São Paulo.

Rita não se aposentou da música, segundo ela mesma. Mais tarde, a cantora esclareceu em sua conta no Twitter que jamais se afastaria das canções: "Aposento-me de shows, da música nunca. Quem me viu ontem pode bem atestar minha fragilidade física. Saio de cena absolutamente paixonadacocês".

Rita deixou de pintar os cabelos e vivia reclusa em um sítio no interior de São Paulo. Ao aposentar as tradicionais madeixas ruivas e assumir o grisalho, a artista declarou que gostaria de "ficar anônima". No sítio, Rita e Roberto viviam rodeados da natureza e dos bichos.

Sou uma profissional [da quarentena]. E, de repente, me vi envelhecendo. E o envelhecer para mim foi uma surpresa, porque eu nunca fui velha na vida. Fiquei com vontade de viver minha velhice afastada dos palcos. Não dividindo isso com o público
Rita Lee, em entrevista ao Fantástico, em 2020

O isolamento se acentuou durante tratamento contra um câncer no pulmão esquerdo, descoberto em 2021. As declarações de Rita passaram a vir por Roberto de Carvalho e pelo filho mais velho do casal, Beto Lee. Na maioria das fotos publicadas, Rita usava um chapéu para esconder os cabelos curtos. Ao longo do tratamento, foram mais de 30 sessões de quimioterapia e radioterapia. Gradualmente, ela foi abandonando os chapéus nas ocasionais publicações nas redes sociais.

Cantora quis manter 'energia e bom humor' sob tratamento. Foi o que ela disse em uma entrevista concedida ao jornal O Globo após o diagnóstico.

Fiz um pacto com o universo, com o Criador, com os "seres de luz", de que ia segurar a barra de ter um câncer no pulmão. Mas fácil não é. Quantas vezes não disse que teria de pagar algum pedágio da vida? Era um sopro atrás do outro: 'Pare de fumar. Você fuma desde os 22 anos, pare agora'. Era como uma luz que acendia no fundo da mente

Cura foi confirmada em abril de 2022, após realização de novos exames de rotina. A cantora recebeu a notícia de que estava 100% curada. Bem-humorada, a artista chegou a apelidar o tumor de "Jair", segundo Beto.

A cura da minha mãe me emocionou pra caralho. Melhor notícia de todos os tempos. Manteve a cabeça erguida, com vontade de lutar e encarou tudo com seu bom humor habitual, tanto que apelidou o tumor de 'Jair'. That's Rita
Beto, em publicação feita no Instagram

Morte

Familiares disseram que a rainha do rock brasileiro morreu "cercada de todo o amor da família, como sempre desejou". O velório acontecerá nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h, e será aberto ao público.

Rita Lee deixa o marido, Roberto de Carvalho, os três filhos, Beto, João e Antônio.