Topo

Rita Lee: como a Ovelha Negra se tornou rainha do Rock

De Splash, em São Paulo

09/05/2023 11h07

Rita Lee, que morreu ontem aos 75 anos, nem sempre foi a rainha do rock brasileiro. Antes de se consagrar no estilo musical, a artista era conhecida como Ovelha Negra.

Por que Ovelha Negra?

Rita Lee iniciou a carreira musical na adolescência, passando por vários grupos. Em 1966, ela montou Os Mutantes, junto dos irmãos Sérgio Dias e Arnaldo Baptista, com quem se casou posteriormente.

A banda fez história com o movimento tropicalista e sucesso internacional. Juntos, gravaram seis álbuns, até a cantora ser expulsa por Arnaldo em 1972, devido ao fim do relacionamento e à incompatibilidade artística com os rumos do grupo.

Então, Rita formou o Tutti-Frutti em 1974. A banda lançou o álbum "Fruto Proibido" e a música de autoria da cantora "Ovelha Negra", que se tornou um clássico do rock brasileiro e é até hoje considerada sua obra-prima.

Na letra da canção, Rita fala sobre uma mulher que "levava uma vida sossegada", até o pai dizer que ela é a "ovelha negra da família". A melodia seria um desabafo sobre como ela se sentiu ao ser demitida de Os Mutantes.

O disco vendeu mais de 200 mil cópias na época, um recorde para o rock nacional, e consagrou Rita Lee como a rainha do rock brasileiro.

Após o sucesso com Tutti-Frutti, a Rainha do Rock se jogou na carreira solo e emplacou vários hits nas décadas de 1970 e 1980, como "Lança Perfume", "Doce Vampiro", "Mania de Você" e "Chega Mais".

Rita Lee: veja fotos da carreira da artista