Rita Lee era nome artístico? Saiba as origens curiosas do nome da cantora
Rita Lee morreu ontem, aos 75 anos, em São Paulo.
A artista era filha de descendentes de imigrantes italianos e americanos. Nascida Rita Lee Jones, seus sobrenomes foram "inventados" não por ela, mas por seu pai e seu avô. Portanto, Rita Lee não é nome artístico, e sim o verdadeiro nome da cantora.
Ela contou ambas histórias em seu livro, "Rita Lee: uma autobiografia".
Jones foi sobrenome dado a avô fugitivo
Charles Fenley Jones, pai de Rita, contava à filha que seu pai, o americano Cícero, ainda nos Estados Unidos, se envolveu em uma briga de bar e matou um homem. Para fugir da prisão, entrou em um navio rumo ao Brasil. Neste navio, estavam famílias confederadas que não concordavam com o resultado da Guerra de Secessão no país.
Na embarcação, Cícero conheceu o Dr. Robert Norris que, por sua vez, ficou impressionado ao ver o rapaz aliviar o enjoo de outro passageiro com uma infusão de ervas. Foi Norris quem deu o sobrenome "Jones" a Cícero.
"Chegando ao Brasil, meu bisavô tratou de lhe conseguir um diploma de médico e acrescentou um 'Jones', por ser um sobrenome supercomum e difícil de ser traçado. E assim foi até que, um belo dia, o dr. Cícero Jones, o sedutor, se casou com a filha mais velha do dr. Norris. [...] Quando a primeira esposa faleceu, o fogoso Cícero se casou com a cunhada, Martha, com quem teve nove filhos, entre eles meu pai", escreve Rita, no livro.
Lee é homenagem a general americano
Ainda em seu livro, Rita conta que "Lee" não é sobrenome de família — foi seu pai quem decidiu colocá-lo nas filhas em homenagem ao general americano confederado Robert E. Lee.
"A partir de então, primos e primas de todos os graus passaram também a adotá-lo", afirmou.
Já o nome Rita é uma homenagem à avó materna da cantora, Clorinda, cujo apelido era Rita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.