Topo

OPINIÃO

Rita Lee e as drogas: Luiz Thunderbird conta conversa íntima com cantora

Colaboração para Splash

10/05/2023 04h00

O músico e apresentador Luiz Thunderbird, 62, deu seu depoimento ao programa Splash Show a respeito da morte da cantora Rita Lee, falecida no início desta semana.

Ele enalteceu a coragem e o progressismo político da artista. "Quando se posicionava em prol do feminismo, ela se posicionava mesmo! Nunca conseguiu ser careta, sempre teve posições muito de vanguarda."

"Quando Rita parou com as drogas, em 2010, era um tema que me pegava muito forte porque eu também parei com as drogas - parei um pouco antes, em 1997. Quando encontrei com ela, a gente falou sobre isso, e ela foi super mente aberta em relação a esse assunto", recordou Luiz.

"Ela colocou muito bem a situação: parou com as drogas porque as drogas estavam parando com ela. Falou do que era um tabu - hoje não é mais - com uma naturalidade, uma propriedade. Rita Lee era uma rainha, e não só do rock", emociona-se ele.

Assista o documentário "Lucinha Turnbull", a primeira guitarrista do Brasil e parceira de Rita Lee:

O projeto teve direção de Luiz Thunderbird.

Tico Santa Cruz se comove ao recordar homenagem a Rita Lee

O cantor Tico Santa Cruz, 45, emocionou-se ao falar da importância artística de Rita Lee, durante a edição do programa Splash Show.

O vocalista da banda Detonautas recordou a ocasião em que participou, com outros grandes nomes da música, de uma homenagem à cantora promovida pelo programa Altas Horas (Globo).

"Para mim, foi um privilégio extraordinário, porque ela estava assistindo ao programa. Todos os artistas que estavam participando estavam muito nervosos, muito ansiosos, porque estávamos fazendo uma homenagem para ela em vida - e a Rita merece todas as homenagens", afirmou.

Marina Person: Rita Lee e Gal Costa mudaram forma de ser cantora no país

A atriz e apresentadora Marina Person, 54, falou da importância de Rita Lee na vida das adolescentes dos anos 1980. A ex-VJ da MTV também participou do Splash Show.

"Muito antes de a gente discutir questões do feminismo de uma forma mais estruturada, como a gente faz hoje, a Rita fazia isso lá na década de 1980, com as músicas dela, com as atitudes dela", disse Marina.

  • O programa Splash Show é exibido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 13h, no canal de Splash no Youtube e na home do UOL, com as principais notícias do dia e comentários. Assista à íntegra: