Rita Lee foi recordista de aberturas de novelas e se aventurou como atriz
Além de fazer história na música brasileira, Rita Lee também deixou sua marca nas novelas.
A cantora é recordista de aberturas de novelas na TV Globo, com nove no currículo. Ela também emplacou canções na trilha sonora de quase 80 folhetins, atuou em "Vamp" e "Top Model" e fez participações especiais em outras produções.
Rita Lee surgiu nas trilhas sonoras de novela nos anos 70, com faixas como "Sucesso, Aqui Vou Eu" em "A Próxima Atração" (1970), "Lá Vou Eu" em "O Grito" (1975), "Esse Tal de Roque Enrow" e "Agora Só Falta Você" em "Bravo!" (1975), "Coisas da Vida" em "O Casarão" (1976), "Ambição" em "O Astro" (1977) e "Agora é Moda" em "Dancin' Days" (1979).
A primeira abertura de novela foi a faixa "Eu e Meu Gato" em "O Pulo do Gato" (1978).
Nos anos 80, foram três aberturas: "Chega Mais" abriu a novela homônima (1980), "Flagra" foi tema de abertura de "Final Feliz" (1982) e "Sassaricando" também abriu a novela de mesmo nome.
Nos anos 90, mais três aberturas de novela: "La Miranda" foi a música-tema de "Lua Cheia de Amor" (1990), a marcante "Vítima" abriu "A Próxima Vítima" (1995) e "Zazá" abriu a novela homônima, de 1997.
Nos anos 2000, a voz de Rita Lee abriu a segunda versão de "Ti Ti Ti" (2010), com a faixa homônima, e "Espelho da Vida" (2018), com a música "Minha Vida".
Outras novelas trouxeram músicas de Rita Lee em versões sem a cantora: a primeira versão de "Ti Ti Ti" (1985) trouxe a música homônima na voz do grupo Metrô; "Te Contei?" tinha como abertura a música de mesmo nome, composta pela cantora, na voz de Sônia Burnier; "Baila Comigo" (1980) abria canção de mesmo nome, mas em versão instrumental; "Um Anjo Caiu do Céu" (2001) tinha como tema "Ando Meio Desligado", mas em versão de Pato Fu; e "Malhação Sonhos"(2014) trouxe uma regravação de "Agora Só Falta Você" na voz de Pitty.
Além das aberturas, outras músicas da cantora marcaram a trilha sonora de novelas, como "Erva Venenosa", tema de quatro novelas; "Tudo vira bosta", em "Senhora do Destino" (2004) e "Reza", em "Avenida Brasil" (2012).
O sucesso da cantora em trilhas de novelas foi tanto que a gravadora Som Livre lançou uma coletânea, "Rita Lee - Novelas", em 2001. O disco tinha 16 faixas.
Além das novelas, Rita também emplacou "Cor de Rosa Choque" na abertura do programa "TV Mulher" (TV Globo), um marco da década de 80.
Rita Lee também atacou de atriz
Em 1989, Rita Lee atuou em "Top Model", no papel de Belatrix/Maria Regina, uma das ex-mulheres do surfista Gaspar (Nuno Leal Maia) e mãe de Ringo Star (Henrique Farias) e Jane Fonda (Carol Machado).
Dois anos depois, participou de "Vamp" (1991) no papel da vampira roqueira e amiga de Natasha (Cláudia Ohana), Lita Ree.
A cantora ainda fez participações especiais em "Celebridade" (2003) e "Ti Ti Ti" (2010), interpretando ela mesma.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.