Topo

Por que personagem de Jennifer Lopez é apenas 'A Mãe' em filme da Netflix

Jennifer Lopez e Lucy Paez são mãe e filha em "A Mãe" - Divulgação/Netflix
Jennifer Lopez e Lucy Paez são mãe e filha em 'A Mãe' Imagem: Divulgação/Netflix

De Splash, em São Paulo

15/05/2023 04h00

Jennifer Lopez, 53, é a estrela de "A Mãe", novo filme de ação da Netflix que aborda uma relação maternal conturbada. Separadas desde o nascimento, as personagens precisam lutar juntas por suas vidas.

A produção é uma verdadeira "carta de amor" de uma mãe para sua filha, como define a diretora Niki Caro, 56, em entrevista a Splash.

Foi um grande desafio criar esse complexo filme de ação, mas também mostrar algo tão importante que é o fato de ser uma carta de amor de uma mãe para sua filha. Isso é raro nesse gênero.
Niki Caro

No longa, a atriz interpreta uma assassina perigosa que teve que abrir mão da filha, Zoe (Lucy Paez), para protegê-la de seu inimigo, Adrian Lovell, interpretado por Joseph Fiennes. Anos mais tarde, a mãe sai de seu esconderijo, no Alasca, nos Estados Unidos, para salvar a vida da garota.

Apenas "Mãe"

A personagem de Lopez nunca recebe um nome próprio. Ao longo de todo o filme, ela é chamada apenas de "Mãe", que, como explica a diretora, é o seu verdadeiro propósito.

"Mãe é o que ela é. Não é nem sua função mais importante, mas a função de sua vida. Dar um nome à personagem pareceu desnecessário. Chamá-la apenas de mãe é icônico. Tudo o que ela realmente quer é ser chamada de mãe."

Ação e emoção

Niki Caro tem uma carreira experiente na direção. Ela já trabalhou no live-action de "Mulan" e na série "Anne with an E", ambos com fortes protagonistas femininas. Em "A Mãe", a neozelandesa traz essa mesma característica, mas em meio ao ritmo acelerado de um filme de ação.

Mesclando cenas emocionantes com lutas entre as personagens, J.Lo conseguiu traduzir a força da Mãe por meio da maternidade em sua forma mais crua, com todas as dificuldades ao longo do processo.

"Vemos sua vulnerabilidade e aprendizado. Ela não tem prática em dar e receber amor. Vê-la aprender isso é lindo", pontua Niki Caro.

A diretora acredita que Lopez conseguiu mostrar as fragilidades da personagem, que "abre mão da única pessoa que tem e ama" para mantê-la segura e precisa lidar com o mundo desconhecido da maternidade anos depois, ao ensinar a jovem tudo sobre sobrevivência — desde dirigir um carro a como atirar com uma arma.

Jennifer Lopes e Lucy Paez - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Jennifer Lopez ensina a filha, Zoe (Lucy Paez), a sobreviver no Alasca em 'A Mãe'
Imagem: Divulgação/Netflix

"A Mãe" está disponível na Netflix.