Perda de protagonista, falta de dinheiro: que fim levou o seriado Mom?
Famosa por retratar uma relação turbulenta entre mãe e filha, "Mom" fez sucesso nos Estados Unidos e Brasil entre os anos 2013 e 2021, com exibição pela CSB e Warner Channel — e atualmente está disponível no HBO Max. O sitcom, no entanto, sofreu com mudanças no elenco ao longo dos anos e acabou chegando ao fim com a falta de investimentos.
Christy (Anna Faris) e Bonnie (Allison Janney) são as estrelas da trama. A história de divergência da filha contra a mãe em razão de abandono e falta de afeto no passado é a narrativa presente em oito temporadas. Elas vivem uma relação de amor e ódio, mas não deixam de se apoiar nos desafios do dia a dia e idas regulares nas reuniões do grupo Alcoólicos Anônimos.
Como será que o sitcom chegou ao fim? Christy e Bonnie finalmente se perdoaram? Elas conseguiram engatar novos relacionamentos após casos frustrantes? Splash conta tudo para você:
A história
Criado pelos escritores Chuck Lorre, Eddie Gorodetsky e Gemma Baker, o sitcom Mom conta a história de Christy, uma mãe solo de dois filhos que trabalha como garçonete e frequenta reuniões do alcoólicos anônimos para lutar contra o vício em álcool e drogas.
Depois de anos brigada com a mãe Bonnie, ela é pressionada pela filha Violet (Sadie Calvano) a aceitar a matriarca novamente em sua vida e até passam a morar juntas em virtude de problemas financeiros.
Christy guarda raiva por ter perdido a sua infância cuidando da mãe viciada em drogas e álcool. Ela, no entanto, acaba repetindo os passos da mãe e também deixa sequelas na relação com os filhos Violet e Roscoe (Blake Garrett Rosenthal).
É possível dizer que a história de Mom é dividida em duas partes. Inicialmente, o enredo é todo com Christy lidando com as adversidades da vida de mãe solo, um romance frustrado com seu chefe e o acerto de contas com Bonnie..
A partir da quarta temporada, os filhos de Christy saem de cena para viverem suas vidas com terceiros. Violet consegue abandonar o vício em álcool e se torna uma podcaster famosa por contar os problemas sofridos na convivência com a mãe.
Já Roscoe acaba indo morar com o pai Baxter (Matt Jones) — que é um ex-traficante que tomou rumo na vida com o casamento com Candace (Sara Rue).
Com a mudança de vida, Christy decide terminar os estudos e iniciar a cursar advocacia, enquanto Bonnie se entrega de corpo e alma no relacionamento com Adam Janikowski (William Fichtner). Amigas do alcoólicos anômicos, Marjorie (Mimi Kennedy), Jill (Jaime) e Wendy (Beth Hal) também ganham destaque com suas história de vida.
Além disso, Tammy (Kristen Johnston), uma irmã de criação de Bonnie, entra na vida de mãe, filha e suas amigas após deixar a cadeia pedindo ajuda para ter um novo recomeço de vida.
Ou seja, Adam e Tammy entram no enredo para tapar o buraco deixado pela ausência dos filhos de Christy — que começam a aparecer no estilo participação especial nas demais temporadas.
Fim do seriado
Ao fim da sétima temporada, "Mom" entrava em cenário onde Christy estava avançando na vida acadêmica, com emprego em um escritório de advocacia, e buscava encontrar um novo amor.
Já Bonnie se encontrava feliz no casamento com Adam, fixa no trabalho como zeladora de onde morava e começa a usar a sua história de sobriedade para apadrinhar iniciantes no alcoólicos anônimos.
Para frustração dos fãs, Anna Faris decidiu encerrar a sua participação em Mom e anunciou que Christy não estaria mais presente na oitava temporada.
"Sou muito grata ao Chuck [Lorre, criador da série], roteiristas e ao extraordinário elenco por criarem uma experiência de trabalho excelente. Enquanto minha jornada como Christy terminou, me permitindo buscar outras oportunidades, eu estarei assistindo à próxima temporada e torcendo pela minha família da TV", disse ela, na época.
A atriz Allison Janney teve o desafio de segurar o sitcom com a personagem Bonnie mostrando os desafios da vida de casada com Adam, além da costumeira intromissão na vida das amigas para ajudar com os problemas.
A audiência e o faturamento da Warner Bros e CBS com a série, no entanto, não seguiram como nos tempos em que contavam com Anna Faris — que viu a ausência de Christy explicada como mudança para outra cidade para estudar.
Assim, "Mom" foi cancelado deixando os fãs sem saberem se:
Bonnie e Adam tiveram um felizes para sempre;
Marjorie realmente voltou a conviver com o filho;
Jill conseguiu ter um bebê;
Tammy virou uma empreendedora de sucesso;
Wendy conseguiu encontrar um novo amor;
"Vamos seguir em frente"
A atriz Allison Janney não ficou em cima do muro e confidenciou que ficou arrasada com o final de Mom.
Em entrevista ao programa The Late Late Show (CBS), a artista contou que, entre muitas razões, a questão financeira foi a maior responsável por provocar o fim da atração. "Há muitas razões por trás desta decisão. A maioria delas foi por causa de dinheiro", afirmou.
Ainda no programa, Allison revelou que não esperava o cancelamento da série por vê-la com fôlego para ser explorada por mais alguns anos.
"Estou triste. Eu queria que tivéssemos pelo menos mais um ano para os roteiristas terem tempo de acertar as coisas para o final. Nós meio que descobrimos mais cedo do que imaginávamos. Eu pensava: 'Claro que eles vão querer mais de Mom'. Mas eles decidiram que não", desabafou.
"E não importa o quanto eu me prepare para isso, eu sei que vou ser apenas lágrimas, baldes de lágrimas, porque tem sido tão incrível. As cartas incríveis que recebo de pessoas que estão nos acompanhando ou ficaram sóbrias conosco. Foi ótimo fazer parte disso, e é tão raro quando você faz algo assim, que afeta as pessoas de uma forma positiva no mundo. Isso me deixa triste, mas vamos seguir em frente", concluiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.