Jornalista da RedeTV! é condenado por 'injúria discriminatória' contra ex
Alessandro Lo-Bianco foi condenado por injúria preconceituosa contra a ex-mulher, Aline Dantas, e teve o último recurso negado pela Justiça. O jornalista da RedeTV! ofendeu elementos da religião da ex-companheira durante uma live realizada em 2013.
Splash teve acesso aos documentos reunidos no processo. O despacho que nega a solicitação de um último recurso contra a decisão foi assinado pela juíza Camila Rocha Guerin em abril deste ano. A informação está disponível no site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Lo-Bianco nega ter cometido qualquer crime e sua defesa afirma que aguarda ser notificada. "O jornalista nega veementemente a prática de qualquer crime e repudia qualquer tentativa de desqualificá-lo em razão desse processo", escreve o advogado Rafael Borges, em nota enviada a Splash.
O que aconteceu?
Lo-Bianco foi condenado à pena de um ano e dois meses a ser cumprida inicialmente em regime aberto. A sentença permanece suspensa em "período de prova" de dois anos, detalha o documento oficial. O julgamento ocorreu em julho de 2019.
"Nas circunstâncias narradas, o denunciado livre e conscientemente, ameaçou causar mal injusto e grave à vítima. Por fim, o acusado molestou e perturbou a tranquilidade da ofendida", diz a condenação analisada por Splash.
A decisão também concluiu ser "cabível e suficiente" a aplicação de uma "suspensão condicional da pena", com o jornalista observado pela Justiça pelo prazo de dois anos — esta suspensão proíbe o réu de frequentar determinados lugares e de se ausentar da comarca sem autorização do juiz.
O jornalista da RedeTV! também foi acusado de violência doméstica e ameaças, mas foi absolvido pela Justiça nestes casos por "fragilidade probatória ou atipicidade da conduta", segundo o relato.
Posicionamento de Lo-Bianco na íntegra: "A acusação, para além de falsa, tratou apenas de injúria. O jornalista sequer respondeu pelo delito ameaça. Quanto ao tema da injúria, a defesa técnica do jornalista está aguardando ser notificada acerca da decisão para se pronunciar e avaliar os próximos movimentos. O jornalista nega veementemente a prática de qualquer crime e repudia qualquer tentativa de desqualificá-lo em razão desse processo" escreve Rafael Borges, advogado criminalista.
O jornalista, que participa do programa A Tarde é Sua (RedeTV!), também protagonizou polêmica recente com a apresentadora Patrícia Poeta. A comandante do Encontro exigiu uma retratação pública do jornalista após alegar que sofreu injúria e difamação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.