'Não se trata de sexualidade', diz José Loreto ao expor atual fase agênero
José Loreto, 38, intérprete de Lui Lorenzo de "Vai na Fé", em entrevista a Patrícia Kogut, do jornal O Globo.
Lui Lorenzo trouxe mais liberdade para Loreto se expressar, quebrar estereótipos e repensar comportamentos, como o uso de roupas agênero e maquiagem. "A ideia é quebrar moldes antigos. E as pessoas podem entender que fluidez na moda não trata de sexualidade. Eu, como artista, gosto desta função de transpor padrões. E recebo respostas positivas."
Loreto afirma que será desafiado como ator em nova fase do personagem na trama. "O personagem estava muito na minha mão. E, agora, a Rosane [Svartman, autora] vem e surpreende com essa curva radical para um outro lado. Ela não deixa a gente ficar acomodado (risos). Tinha sentido que o personagem estava dominado, que eu tinha conseguido a aceitação do público. Agora, fui desafiado a mostrá-lo numa nova fase. Acredito que vai ser um acontecimento esse novo período. Agora estou entrando num drama. As pessoas vão me ver chorando muito."
Após Sidney Magal, ator revela que Tiago Iorc será agora sua referência para interpretar Lui Lorenzo. "Na força da mente, eu tenho praticado. Agora, a referência artística do meu personagem será Tiago Iorc: violão, musicalidade que sai do ambiente latino... Isso sem deixar de lado sua digital. Então, tenho tocado, tentado aprimorar..."
Com a aproximação do término de "Vai na Fé", Loreto quer apresentar programa sobre obras residenciais na TV e já está em conversas com canais pagos. "Estamos ainda em fase de pré-produção. Houve algumas reuniões. Estamos conversando com roteiristas e produtores para desenvolver. Na pandemia, eu comecei um diário de obra e gostei muito de me comunicar. Quero, no ano que vem, tocar um programa sobre obra, comportamento e conversa."
Loreto também comentou críticas que recebeu ao cantar ao vivo e errar letra de "Como Uma Onda" em show de Lulu Santos. "Era o show de aniversário do Lulu. Ele estava muito feliz. Ele me chamou ao palco de supetão. Foi uma surpresa para mim. E foi meu maior nervosismo artístico da vida! Eu tinha consciência de que era uma transmissão ao vivo. Sei as músicas. Elas me embalaram em vários momentos. Eu, como artista, não poderia dizer 'não' ao receber esse convite. Eu sou um artista que topo, que falo 'sim' para muita coisa. Só nego se a pessoa mandar eu me jogar do precipício. Ele me chamou ao microfone. E Lulu é um artista perfeccionista, faz um show maravilhoso. Só que, quando eu subi, não tinha o aparelho que me dá o retorno. Então, eu não conseguia me ouvir cantar. Não tinha retorno nenhum. Aí eu errei. Depois do show, ele me pediu perdões. Conversamos que se tivesse caixa de som, eu tinha escutado."
Além do público, o ator foi duramente criticado pela cantora Teresa Cristina. No Twitter, ela afirmou que "a autoestima do homem hétero sempre me surpreende. Mas subir no palco de um artista estelar e cantar a letra da música errada acabou comigo". Loreto diz que os dois se falaram para diluir o mal-entendido.
No show, como comecei a cantar sem me ouvir, errei a letra. É uma música que todo mundo conhece. E quando vi as críticas, entendi que as pessoas não sabiam o que tinha acontecido. Eu compreendi o olhar dela. Nos encontramos no dia seguinte na casa do Lulu e eu disse: "Deixa eu te explicar uma coisa: 'Aconteceu isso, Lulu me chamou, eu aceitei de surpresa, mas não tinha retorno'". E eu poderia estar no palco, poderia ter vomitado de nervoso que teria valido a pena. Não interessa se errei a música. Foi um momento do show. Ali também fiz também meu personagem, a Rosane estava na plateia... Mas a Teresa voltou atrás, disse que não sabia disso e ficou tudo bem. José Loreto
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.