Topo

Ana Maria é criticada por fala sobre ato racista: 'Espanhóis não são assim'

Ana Maria Braga comentou ataques racistas contra jogador Vini Jr.  - Reprodução/Globoplay
Ana Maria Braga comentou ataques racistas contra jogador Vini Jr. Imagem: Reprodução/Globoplay

De Splash, em São Paulo

22/05/2023 11h41

Ana Maria Braga foi criticada por afirmar que os "espanhóis não são assim" ao comentar os ataques racistas contra o jogador Vini Jr., no domingo (21), durante a partida entre Valencia e Real Madrid.

Em conversa com Felipe Andreoli, no Mais Você (Globo), a apresentadora classificou o episódio como "inadmissível". Em determinado momento, no entanto, ela disse: "Gente, e os espanhóis não são assim. Italianos… O europeu normalmente não é".

Andreoli complementa a fala da comunicadora ao atribuir os ataques ao que ele chamou de "efeito manada" nos estádios. "Infelizmente, da massa de um estádio. Talvez se o cara cruzar com o Vinicius na rua ele não vai virar e xingar o Vinicius, mas se ele está num lugar confortável, com milhares... 'Ninguém tá vendo. Vou xingar também'."

O jornalista também cobrou ações mais enérgicas contra casos de racismo. "Todos os outros clubes que passaram pela mesma situação que o Vinicius deu essa declaração protocolar. Ninguém fez nada. De prática, infelizmente, nada aconteceu até agora. Alguma medida tem que ser feita."

Ana Maria foi criticada por telespectadores em publicações no Twitter. "Ana Maria falando que os espanhóis, italianos e demais europeus não são racistas. Andreoli concordando que isso tem a ver com o comportamento em manada em estádios. Duas pessoas que nunca vão saber o que é sofrer racismo dando opinião tirada do **".

"Ela não é uma alienada. No mundo em que ela vive, ela é branca. 'Se fazer' é estratégia", comentou outro telespectador.

Procurada por Splash, a assessoria de imprensa da apresentadora não retornou até o momento. Se o fizer, o texto será atualizado.

O que aconteceu

O jogador foi vítima de ataques racistas durante a partida de futebol. Mais uma vez, gritos racistas foram direcionados aos brasileiros.

Os casos envolvendo o atleta se intensificaram desde setembro de 2022, conforme apontou levantamento do UOL.

O jogador recebeu mensagens de apoio de famosos, jogadores, clubes e torcedores após o caso de racismo.