Topo

De 'América' a 'Os Simpsons': 5 beijos gays cortados pela Globo

"América" chega ao Globoplay sem o beijo gay de Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro - TV Globo
"América" chega ao Globoplay sem o beijo gay de Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro Imagem: TV Globo

De Splash, em São Paulo

22/05/2023 04h00

Em menos de uma semana, a Globo censurou a exibição de beijos entre mulheres duas vezes. A emissora vetou a exibição do segundo beijo das personagens Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) na novela "Vai na Fé" e diminuiu significativamente o beijo de Olga (Camila Pitanga) e Ivona (Elisa Volpatto) na série "Aruanas", como narrou o colunista de Splash Fefito.

Beijos vetados entre personagens LGBT não são novidade na Globo, no entanto. Veja algumas ocasiões em que isso já aconteceu:

América

A cena dos personagens Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) deveria ser o primeiro beijo gay exibido no canal, em 2005, mas foi cortada.

Na época, a decisão do corte foi tomada pela "alta direção" da Globo. Em entrevista à Folha, Gloria Perez, autora da novela, lamentou: "Eu fiz a cena, ela foi realizada e a casa cortou, considerou que não devia ir até o fim e deixou só aquele pedaço".

É claro que a emissora tem uma outra visão, vai considerar o público dela, analisar se aquilo é prejudicial ou não. Eu nem sequer perguntei, mas fiquei defendendo o beijo. Foram dois dias de defesa. Não é justo botar a responsabilidade na gente. Fizemos, e a casa decidiu que não era conveniente. Glória Perez à Folha em 2005

A novela entrou para o Globoplay ano passado, sem o beijo entre os atores.

Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro em América - TV Globo - TV Globo
Imagem: TV Globo

Clandestinos

A emissora também vetou um beijo gay na série "Clandestinos", exibida em 2010. Na sequência, os personagens Hugo (Hugo Leão) e Fábio (Fábio Henriquez) se cumprimentam com um longo beijo na boca.

À Folha, a Globo explicou: "Para contar esta história, a emissora utilizou os recursos artísticos que achou mais adequados, incluindo a edição da cena que representou o reencontro dos dois".

A cena vazou no YouTube:

Simpsons

A Globo cortou a cena de um beijo entre os personagens Homer e Moe da animação "Os Simpsons" em 2011. A informação foi divulgada coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo.

Segundo a publicação, a cena tinha mais de 1 minuto e era importante para a compreensão do episódio. A emissora informou à coluna que as imagens não foram mostradas devido à classificação indicativa do horário, que era livre.

Império

Em 2014, quando já havia exibido beijos gays em "Amor à Vida" (a cena clássica entre Mateus Solano e Thiago Fragoso) e em "Em Família", a Globo voltou a cortar uma cena na novela "Império".

1 - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
"Império" (2015) Um bitoca discreta foi dada pelos personagens Claudio Bolgari (José Mayer) e Leonardo (Klebber Toledo) na trama de Aguinaldo Silva
Imagem: Reprodução/TV Globo

Na cena, os personagens Cláudio (José Mayer) e Leonardo (Klebber Toledo) se beijavam durante uma briga. À época, a emissora informou ao Notícias da TV que a cena foi cortada pelo próprio autor da trama, Aguinaldo Silva.

No entanto, na semana seguinte, a emissora exibiu um selinho entre os personagens. Eles voltaram a se beijar na reta final da trama.

Órfãos da Terra

Em 2019, a Globo voltou a vetar uma cena que iria ao ar na novela "Órfãos da Terra". O beijo das personagens Valéria (Bia Arantes) e Camila (Anajú Dorigon) não aconteceu. O primeiro beijo gay em uma novela da faixa das 18h havia sido exibido um ano antes.

A cena fora prometida pelo próprio canal, que divulgou a sinopse da novela seis dias antes. O beijo chegou a ir para o Globoplay, mas também foi cortado depois.

Na ocasião, a emissora disse ao UOL que a decisão pelo corte foi "puramente artística".

. - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Camila e Valéria se abraçam em Órfãos da Terra
Imagem: Reprodução/TV Globo