Poeta rebate 'picuinhas' após abordar racismo contra Vini Jr. no Encontro
Patrícia Poeta se pronunciou após abordar na edição do Encontro (Globo), de hoje (22), o caso de racismo contra o jogador Vini Jr. A apresentadora citou se tratar de "picuinhas" criadas pelas pessoas que a criticaram por conduzir informações da história, e não por Manoel Soares.
Em um texto divulgado em seus Stories no Instagram, a apresentadora afirmou que as críticas deixam de lado o assunto mais importante que precisa ser abordado.
"E quando nosso foco deveria ser falar sobre combate ao racismo, as pessoas se voltam para picuinhas e deixam um assunto tão importante de lado. O espaço que usam para atacar sem motivo deveria ser usado para falar do que aconteceu com Vinir Jr. e com outras vítimas aqui no Brasil. E não para atacar pessoas que estavam falando de combate ao racismo", começou ela.
A apresentadora citou que algumas pessoas falaram em manterrupting. "Me falaram em manterrupting, quando um homem corta uma mulher, mas de verdade? Enquanto alguns se preocupam com picuinhas, estamos focados em buscar alternativas para jogar luz ao acontecimento e fazer a diferença para novos tempos onde um ser humano não tenha que passar pelo que Vini passou."
Ela ainda destacou que uma pessoa branca também deve falar sobre racismo. "Você pode ser branco e também falar de racismo. E sabe por quê? Porque o racismo é um câncer que aflige nossa sociedade e todos juntos temos que acabar com ele. Quando você foca a atenção em criar picuinha, isso fala muito do tipo de pessoa que você é e não do outro. Mais amor, por favor."
O que aconteceu
O jogador foi vítima de ataques racistas durante a partida de futebol. Mais uma vez, gritos racistas foram direcionados aos brasileiros.
Os casos envolvendo o atleta se intensificaram desde setembro de 2022, conforme apontou levantamento do UOL.
O jogador recebeu mensagens de apoio de famosos, jogadores, clubes e torcedores após o caso de racismo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.