Topo

Manoel sobre racismo contra Vini Jr.: 'Sempre calam negros com mata-leão'

Manoel Soares diz que negros sempre são calados com mata-leão - Reprodução/GNT
Manoel Soares diz que negros sempre são calados com mata-leão Imagem: Reprodução/GNT

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

23/05/2023 08h22

Manoel Soares desabafou na noite de ontem (22) sobre o caso de racismo sofrido por Vini Jr.

O apresentador destaca que sufocamento é técnica escravista. "Uma coisa me chama a atenção sempre que a gente vê essas cenas, tenta se calar o negro com um mata-leão sufocando. Sufocamento sempre foi uma técnica do período escravista no mundo, você tirar o ar dos negros. O que é muito absurdo, né? Quando você tira o ar da pessoa. Acho muito absurdo aquilo", disse ele durante o Papo de Segunda (GNT).

Chico Bosco destaca que Vini Jr. tem uma força grande por enfrentar todo os ataques. "O Vinícius tem sofrido na Espanha um ataque racista sistemático, institucional, social e pessoal. Ele está praticamente sozinho, e a força desse menino é um troço comovente, é impressionante. Porque tudo o que está acontecendo, em termos de mobilização, ele fez sozinho. Ele está enfrentando isso sozinho."

João Vicente destaca que crime tem que ser tratado como crime. "Crime tem que ser tratado como crime. Não tem que ser respondido nas quatro linhas, no talento, no jeitinho. Não! Criminoso tem que ser preso. Tem que se fazer uma varredura de câmera em cada um que der para identificar, tem que responder criminalmente."

Ele acrescentou: "Parar de tratar racismo como uma espécie de espetáculo de mau gosto, e não como o crime que é".

Manoel também falou sobre a importância de ter aliados na luta antirracista. "Quanto mais a gente começa a falar, mais nós, negros, somos rechaçados. Por isso é muito importante que pessoas de pele clara tenham esse discurso."

O que aconteceu?

O jogo entre Real Madrid e Valencia precisou ser paralisado após Vini Jr. ser alvo de diversos gritos racistas por parte da torcida do Valencia.

Aos 15 minutos do segundo tempo, os torcedores começaram a gritar "mono" — macaco em espanhol — para o brasileiro. Vinicius Junior começou a discutir com os torcedores do Valencia.

O técnico Carlo Ancelotti chamou o atacante no banco de reservas pedindo para que ele se acalmasse. O brasileiro foi expulso após a reação.

A partida foi reiniciada pelo árbitro e o Real Madrid perdeu por 1 a 0.