Deolane vence 1ª batalha para desassociar nome do termo 'bafuda' no Google
O Google deve desvincular o nome de Deolane Bezerra, 35, ex-participante de A Fazenda (RecordTV), da palavra "bafuda", decidiu o juiz Bruno Paes Straforini na última segunda-feira (22).
O juiz determinou que o Google não vincule automaticamente a imagem de Deolane à pesquisa do termo e deu cinco dias para a ferramenta de pesquisa fazer a alteração.
"A automática exibição da imagem da autora quando o termo 'bafuda' é objeto de pesquisa parece representar abuso e indevida exposição da intimidade da parte", diz o documento.
Parte da decisão, relacionada às matérias publicadas associando o nome da ex-Fazenda ao apelido, foi mantida. Não há interferência nos resultados de busca que exibem reportagens e menções a Deolane e incluem a palavra "bafuda".
A primeira decisão, que indeferia o pedido da ex-peoa, foi alterada após a defesa de Deolane despachar pessoalmente com o juiz, confirmou a advogada Adélia Soares a Splash. "Apresentamos os pontos que ferem o direito à personalidade da nossa cliente. O juiz alterou a decisão e concedeu a liminar", disse Soares, que informou ainda que notificou o Google extrajudicialmente antes de entrar com a ação na Justiça.
Deolane comemorou hoje a decisão nas redes sociais. Como o processo ainda está em fase inicial, cabe recurso às duas partes.
Splash entrou em contato com o Google, por meio de assessoria de imprensa. Assim que houver retorno, a nota será atualizada.
O que aconteceu?
Deolane Bezerra, ex-peoa de A Fazenda (Record TV) entrou com um processo contra o Google, pedindo que seu nome seja desvinculado, com urgência, do termo "bafuda" na ferramenta de pesquisas.
Deolane foi chamada de "bafuda" por colegas de confinamento durante sua participação no reality rural. "Ela [Deolane] é 'bafuda', ela fica chateada porque sabe que é. Alguém já deve ter dado esse toque pra ela", disse a ex-peoa Deborah Albuquerque durante sua passagem pelo mesmo programa.
O juiz, inicialmente, havia negado liminar à advogada e decidido que "a intimidade de Deolane foi exposta durante a participação dela no reality, e não nas reportagens sobre o tema ou na indexação dos textos no Google."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.