Quem é Halle Bailey, pupila de Beyoncé e atriz do novo 'A Pequena Sereia'?
Em 2019, o rosto da nova Ariel, protagonista da adaptação do clássico "A Pequena Sereia" (1989), foi revelado ao mundo: a jovem Halle Bailey, na época com 19 anos, havia sido a escolhida pela Disney para dar vida a uma de suas mais importantes princesas nos cinemas.
Hoje, depois de anos de espera, o novo live-action do estúdio finalmente chega às telonas, levando Halle e todo o seu talento para desbravar o fundo do mar.
A atriz, que trabalha ao lado de lendas de Hollywood no filme, disputou o papel de Ariel com estrelas em ascensão. Maya Hawke, a Robin de "Stranger Things", revelou que fez testes para o projeto, e até mesmo Zendaya já esteve entre as cotadas para viver a jovem sereia nas telonas.
Apesar de não ostentar uma carreira tão extensa como atriz, Halle Bailey se aventura na função desde a infância - seu talento chamou a atenção de Beyoncé, e a diva pop chegou a aconselhá-la sobre os desafios de interpretar Ariel em carne e osso.
Afinal, quem é Halle Bailey e como ela alcançou o estrelato?
Os primeiros passos como artista
Nascida em 27 de março de 2000, Halle cresceu com sua família em Mableton, na Georgia. Ao lado de outros três irmãos, Halle sempre se interessou por música e atuação.
Os dons artísticos da menina se destacaram desde cedo e, em 2006, ela atuou na comédia "As Férias da Minha Vida", estrelada por Queen Latifah e LL Cool J. Chloe Bailey, uma de suas irmãs mais velhas, também atuou na produção.
A dupla queridinha pela Beyoncé
Embora Halle e Chloe tenham feito pequenos papéis no cinema e na TV, foi na internet que as irmãs puderam brilhar. Desde a primeira infância, Halle começou a compor suas primeiras canções, sempre ajudada por seu pai e por vídeos tutoriais disponíveis no YouTube.
E foi exatamente nessa plataforma que Halle e Chloe começaram a divulgar gravações próprias, nas quais a dupla interpretava covers de artistas famosos.
Em 2011, com apenas 11 anos de idade, Halle passou a soltar a voz on-line, para que todo o mundo fosse capaz de ouvir. E em 2013, quando ela e Chloe fizeram sua interpretação de "Pretty Hurts" viralizar, que as coisas começaram a mudar.
O vídeo em questão chegou ao conhecimento de Beyoncé, intérprete original da canção. Em 2015, a cantora fechou um contrato com as irmãs por meio da Parkwood Entertainment, sua empresa de gestão.
Do Grammy para Hollywood
Em 2019, Halle e Chloe concorreram a dois Grammys após o lançamento do álbum "The Kids Are Alright". Na cerimônia, as irmãs cantaram a música "Where Is The Love" como um tributo a Donny Hathaway, que originalmente interpretou o clássico, ao lado de Roberta Flack.
Ao assistir à performance da dupla, o diretor Rob Marshall, que já tocava o projeto do live-action da sereia, ficou encantado com o desempenho de Halle:
"John DeLuca [produtor do filme] e eu estávamos assistindo, e eu disse: 'John, quem é essa? Ela parece um anjo'", revelou o cineasta à Vogue britânica.
"Quero dizer, Halle é tão bonita, mas ela também tem uma sensibilidade sobrenatural. Isso é muito importante para uma personagem que é uma sereia e uma adolescente, que precisa ter essa combinação de força, paixão e coragem, além de uma espécie de ingenuidade e inocência", completou Rob, na ocasião.
A escalação como Ariel e os ataques de ódio
No mesmo ano em que Halle cantou na premiação, Rob e a Disney bateram o martelo sobre a escolha da atriz para o papel. O diretor disse que o teste de Bailey o levou às lágrimas, e alguns meses depois, o estúdio anunciou a artista como o principal nome do elenco.
Contudo, o que parecia um sonho de infância realizado, já que Halle declarou que Ariel é uma de suas personagens favoritas, começou a tomar rumos desagradáveis: ela recebeu uma enxurrada de críticas e ataques racistas na internet, baseados na escolha de uma atriz negra para viver a sereia.
Na época, Halle deu uma declaração sobre os comentários:
"Sinto que estou sonhando e estou apenas grata, não presto atenção na negatividade. Sinto que esse papel é algo muito maior do que eu, e vai ser lindo. Estou muito animada por fazer parte disso".
Jodi Benson, que emprestou a voz para Ariel na animação de 1989, defendeu a escolha de Halle para o papel: "O que você entrega para um personagem, seu coração e a sua alma, isso é o que realmente conta".
Os conselhos preciosos da titia Beyoncé
Desde que Halle e Chloe foram descobertas pela diva pop, a artista se aproximou pessoalmente das irmãs. Além de um contrato assinado para produzir mais alguns álbuns, o trio divide conselhos e conversas íntimas ao longo desses 8 anos de amizade.
Ao talk show Live With Kelly and Mark, Bailey disse que a Queen Bey é como uma "tia orgulhosa, que aplaude você quando você faz um bom trabalho", e que ela e Chloe a amam e são muito gratas pela parceria.
Com o lançamento do primeiro trailer de "A Pequena Sereia", e o consequente aumento dos insultos racistas nas redes sociais, Halle seguiu um antigo conselho de Beyoncé: segundo ela, a cantora diz que nunca lê os comentários nas redes sociais:
"'Nunca, jamais, leia os comentários', ela sempre disse isso", revelou a atriz à The Face.
À revista, Halle ainda explicou que, como uma mulher negra, os ataques não a surpreenderam. Contudo, a recepção de uma parcela importante do público fez tudo valer a pena - ver a reação de milhares de jovens negras ao testemunharem uma Ariel que se parecia com elas foi impressionante:
"Eu chorei por dois dias seguidos, apenas olhando para tudo isso, sem acreditar". Ela disse, ainda, que sua família continuou enviando os vídeos comoventes:
"Isso me faz sentir ainda mais grata por tudo", concluiu a atriz.
Em meados de 2016, o projeto do live-action de "A Pequena Sereia" começou a tomar forma. E agora, em 2023, Halle Bailey é quem vive o sonho de interpretar a protagonista, a sereia fascinada pelo mundo dos humanos. Decidida a viver na superfície, ela faz um acordo com a perversa Bruxa do Mar, Úrsula, e troca a sua bela voz por um par de pernas.
O elenco ainda é composto por Jacob Tremblay (Linguado), Daveed Diggs (Sebastião), Melissa McCarthy (Úrsula), Javier Bardem (Rei Tritão), Awkwafina (Sabidão) e Jonah Hauer-King (Príncipe Eric).
As canções clássicas da animação estarão presentes na trilha sonora junto a faixas inéditas, compostas por Alan Menken e Lin-Manuel Miranda. O filme de Rob Marshall conta com um roteiro de David Magee e Jane Goldman. "A Pequena Sereia" estreou no Brasil hoje, exclusivamente nos cinemas.
Conheça produtos de A Pequena Sereia:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.