Topo

'Não largo minha favela pelo centro': Heliópolis estreia em Virada Cultural

Kennedy Silva está ansioso para curtir a Virada - André Porto/UOL
Kennedy Silva está ansioso para curtir a Virada Imagem: André Porto/UOL

Beatriz Mazzei

Colaboração para Splash, em São Paulo

27/05/2023 15h59

Pela primeira vez em 18 anos, a Virada Cultural tem palco em Heliópolis, a maior comunidade de São Paulo, com mais de 200 mil habitantes. Durante o sábado (27) e o domingo (28), onze show passaram pelos dois palcos com destaques para MC Livinho e Raça Negra.

De camarote: Quem mora na altura do número 530 não precisou nem sair de casa para acompanhar os shows do palco principal. Do alto dos sobrados de tijolos, famílias curtiram os shows com vista privilegiada. Uma descida estreita leva até o segundo palco, que é rodeado de bares, casas e restaurantes.

Kennedy Silva, 27, atendente de lanchonete, defendeu a chegada do evento na região: "Eu adoro a Virada Cultural, então costumava ir até o Centro, mas agora com os assaltos na região não tenho mais vontade. Não troco minha favela para me divertir no Centro, aqui todo mundo se conhece e se respeita", contou.

Ele reforçou, ainda, que até mesmo a comunidade LGBTQIA+ está se sentindo mais à vontade para curtir na comunidade.

"O Centro sempre teve essa fama de ser mais inclusivo, então antes eu reunia a turminha para as festas de lá. Mas agora existe um respeito muito maior. Muitas pessoas trans são referências aqui", completou.

A Virada Cultural de Heliópolis também agita o comércio local. O empreendedor Renato Pacheco, 35, espera duplicar o movimento no seu bar, localizado em frente a um dos palcos. Nascido e criado em Heliópolis, ele também tem um bar no bairro do Ipiranga.

Não moro mais aqui, mas não largo. O faturamento aqui é 70% maior. O movimento é constante todo fim de semana, mas com a Virada vai ser ainda mais.

Virada Cultural 2023

O maior evento cultural da região acontece nos dias 27 e 28 de maio.

A metrópole é palco de uma intensa programação, com mais de 500 atrações gratuitas.

O evento é distribuído em diversos palcos espalhados por todas as regiões da cidade.

Virada Cultural 2023: acompanhe o público e o clima do evento anual que acontece em São Paulo