Novas músicas e mais: as novidades do live-action de 'A Pequena Sereia'
Falta ousadia ao novo "A Pequena Sereia". Apesar de tímido com mudanças muito significativas na história, o live-action da Disney acerta com a escolha da ótima Halle Bailey para interpretar Ariel — um dos pontos altos do filme. Veja outras alterações que causam impacto na nova versão.
Conhecemos um pouco melhor o príncipe Eric (e sua mãe). Diferentemente do que acontece na animação de 1989, desta vez o público passa um pouco mais de tempo conhecendo o príncipe Eric, o que ajuda a compor um cenário em que os motivos para o encantamento de Ariel são um pouco menos absurdos. Ariel encontra em Eric uma figura com inquietações semelhantes às delas, representadas na vontade que ambos têm de explorar o mundo.
A mãe de Eric, rainha Selina (Noma Dumezweni), tenta proteger o filho da mesma forma que Tritão (Javier Bardem) faz com a filha mais nova. Desta forma, o filme cria um ponto de identificação entre Ariel e Eric que diminui aquela sensação de que Ariel apenas se apaixonou pelo primeiro homem em quem colocou os olhos.
Trechos de algumas canções foram modificados. O filme tem composição de Alan Menken e letras de Lin-Manuel Miranda, que escreveu algumas alterações nas letras de "Poor Unfortunate Souls" (ou, em português, "Corações Infelizes") e "Kiss the Girl" ("Beije A Moça"). As duas composições foram atualizadas para refletir com mais clareza temas atuais e retirar qualquer fala que pudesse ser apontada como problemática. "É importante lembrar que a cultura e as sensibilidades mudaram nos últimos 34 anos, e é vital que respeitemos essas mudanças", apontou o diretor Rob Marshall.
Novas músicas são divertidas e ajudam a expandir alguns personagens. Três novas canções são adicionadas à trama: "Wild Uncharted Waters" ("No Fundo Dessas Águas"), do príncipe Eric; "For the First Time" ("Tudo Tão Novo"), de Ariel quando ela vai para a terra pela primeira vez; e "The Scuttlebutt" ("Zum Zum Zum"), de Sebastião (Daveed Diggs) e Sabidão (Awkwafina), o momento em que Lin-Manuel deixa à mostra sua conexão com o hip-hop e o teatro musical, de "Hamilton".
Relação de Úrsula e Tritão é explicada. Apesar de Melissa McCarthy estar bastante caricata como Úrsula, o filme dedica um tempo para que o rancor dela em relação a Tritão seja explicado. Há uma relação prévia entre eles, que são parte da mesma família. Isso torna a relação entre os dois um pouco mais complexa, e ajuda a justificar por que ela sente raiva do Rei dos Mares.
Filme tenta aprofundar motivação de Ariel para encantamento com a terra. Na animação, Ariel já é encantada com os objetos terrestres que conseguia reunir em sua coleção, e fazer parte daquele mundo era seu grande sonho. O live-action tenta vender com mais força que a vontade de Ariel de ir para a terra tem uma relação mais forte com a busca por seu lugar no mudo do que "abandonar tudo em troca da paixão por um homem".
Mesmo assim, a pequena alteração de rota não é muito eficaz, já que essa curiosidade de Ariel com a terra já existiae fazia parte de seus motivos.
"A Pequena Sereia" está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.