Quem ganhou a corrida pelo poder na família que inspirou 'Succession'?
Ao longo das quatro temporadas de "Succession" (HBO), a fictícia família Roy pegou emprestado vários aspectos da família Murdoch.
Uma das inspirações para o criador Jesse Armstrong, os Murdoch, hoje donos da News Corp — com um portfólio de gigantes da comunicação como Fox News, Wall Street Journal e The Sun —, têm várias semelhanças com os donos da Waystar Royco: da complexa dinâmica familiar e a disputa pelo poder, passando pela venda de ativos valiosos, à estrutura da companhia.
Até algumas cenas da atração foram "copiadas e coladas" da realidade dos Murdoch, como o momento em que Logan Roy (Brian Cox) sobe em pilhas de papel para fazer um discurso no canal ATN, algo que o poderoso Rupert Murdoch fez no Wall Street Journal em 2007, quando comprou a publicação.
Na televisão, a batalha pela liderança da Waystar Royco chega ao fim neste domingo, com o último episódio da série. Mas, e na vida real, quem levou a melhor entre os Murdoch?
Leia mais abaixo, mas cuidado com os spoilers da quarta e última temporada de "Succession". Se você está em dia, fique tranquilo, não tem spoiler do último episódio da série.
Na realidade, Rupert Murdoch, diferente de Logan Roy, está vivo. Ele segue no cargo de presidente executivo da News Corp e presidente da Fox Corporation.
Logo atrás dele, porém, está Lachlan Murdoch, filho do segundo casamento do magnata. Lachlan é CEO, ou seja, diretor-executivo da Fox Corporation, e co-presidente da News Corp.
Em uma comparação com "Succession", Lachlan se aproxima de Kendall Roy (Jeremy Strong), que também é filho mais velho do segundo casamento de Logan e, entre altos e baixos, o mais atuante na Waystar Royco em comparação a seus irmãos Connor (Alan Ruck) , Siobhan (Sarah Snook) e Roman (Kieran Culkin).
Elisabeth Murdoch, filha mais velha do segundo casamento, que seria mais similar à personagem de Siobhan, tem seus próprios projetos: é fundadora da produtora Sister (responsável por séries como "Chernobyl", da HBO, e "Broadchurch") e não está mais envolvida nos negócios da família. James, que seria o "Roman da vida real", também se afastou da News Corp após se envolver em uma série de escândalos.
Portanto, Lachlan é o único entre os três irmãos que ainda está envolvido com o império Murdoch e é visto como o sucessor mais provável do pai.
Assim como Kendall, Lachlan ascendeu rapidamente na companhia e passou algum tempo longe dos negócios da família. Em 2005, ele retirou-se após uma briga com o então presidente da Fox News, Roger Ailes, acusado de assédio sexual por ex-funcionárias em 2016. Ele voltou em 2014.
Isso significa que Kendall levará a melhor entre os irmãos? Nem sempre a arte imita a vida, e os Murdoch não são a única referência dos criadores da série.
Além disso, na ficção, há outros personagens na briga pelo poder: o ex-marido de Shiv, Tom Wambsgans (Matthew Macfadyen), também compete por um "lugar ao sol" com seu fiel escudeiro, o primo dos Roy, Greg (Nicholas Braun). Olhando para os finais das últimas temporadas, reviravoltas são comuns na atração. Por isso, para saber mesmo o resultado, só ficando de olho no final da série.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.