Topo

Como Helena Ranaldi vê romance polêmico com aluno em 'Mulheres Apaixonadas'

Raquel (Helena Ranaldi) e Fred (Pedro Furtado) em "Mulheres Apaixonadas" - Gianne Carvalho/Globo
Raquel (Helena Ranaldi) e Fred (Pedro Furtado) em "Mulheres Apaixonadas" Imagem: Gianne Carvalho/Globo

De Splash, em São Paulo

28/05/2023 04h00

Helena Ranaldi interpretou Raquel, uma das personagens mais lembradas de "Mulheres Apaixonadas" (2003) — a novela volta a ser exibida no Vale a Pena Ver de Novo, da Globo, nesta segunda-feira (29). A história é marcada pelo relacionamento da professora de educação física com o aluno Fred (Pedro Furtado) e as agressões sofridas nos confrontos com o ex-marido, Marcos (Dan Stulbach).

O romance de Pedro e Raquel

Questionada sobre como o romance seria visto hoje, Ranaldi analisou a trama em conversa com Splash. "Essa novela foi feita há 20 anos, as coisas mudaram bastante. Acho que poderia acontecer (de uma mulher se apaixonar por um homem mais novo), mas não se concretizaria hoje por se tratar de um menor de idade".

Raquel foi vítima de 'situação oposta' com Marcos. As cenas em que a personagem de Helena Ranaldi apanhou do ex-companheiro, que usava uma raquete, estão entre as mais lembradas da trama de Manoel Carlos.

"Fred era um menino com muita ternura, doçura. A fragilidade de ambos foi uma das características que fizeram a Raquel se encantar por ele. Ela saiu de uma situação de muita violência", analisou Ranaldi.

Cenas marcantes com Dan Stulbach: "O desafio era entrar em contato com a dor a violência, o medo. Emoções que não são agradáveis. Eu tive que buscar dentro de mim, então se tornavam muito exaustivas".

Helena Ranaldi em 'Mulheres Apaixonadas' - Gianne Carvalho/Globo - Gianne Carvalho/Globo
Helena Ranaldi em 'Mulheres Apaixonadas'
Imagem: Gianne Carvalho/Globo

Atriz não mantém amizade com o intérprete de Marcos. "A gente conversa quando se encontra, mas não somos de frequentar a vida um do outro. Eu tenho um carinho muito grande por ele, tivemos uma troca muito especial no trabalho. É ótimo quando nos encontramos".

Como Ranaldi se preparou para personagem? Fiz encontros com mulheres que sofriam violência doméstica. Pude eh compreender um pouco deste universo distante para mim [...] Com um grupo de Participei de uma roda como se eu realmente fosse a personagem.

A novela traz várias questões atemporais, como o alcoolismo, a violência doméstica, as mulheres que amam demais e a questão do etarismo. São coisas que funcionavam naquela época e continuam funcionando depois de 20 anos.
Helena Ranaldi

Por que Helena Ranaldi 'sumiu' das novelas?

A artista não assume um papel fixo em uma novela desde "Em Família" (2014), última novela assinada por Manoel Carlos na Globo. Ela fez participações nas séries "O Mecanismo" (2018) e "Carcereiros" (2019).

Helena Ranaldi está 'muito envolvida' com peças de teatro e produção de um longa-metragem. "As pessoas acham que a gente não está trabalhando porque não aparece na televisão. No meu caso, acho que passei a trabalhar muito mais desde 2015, comparando com os vinte anos em que diz novelas".

Atriz disse ter recusado propostas. "Foram convites da Record, do SBT e dois para trabalhar em Portugal. Não tive interesse porque estava envolvida com estes outros trabalhos".

Ranaldi disse gostar de trabalhar na TV e não descarta retorno. "Não tem nada a ver com exigências. É só uma questão mesmo de conciliar o tempo e ser um trabalho interessante. A gente gosta de trabalhos legais", afirmou a atriz que está morando em São Paulo.