Topo

'Velozes e Furiosos': 22 anos após estreia, veja antes e depois do elenco

Vin Diesel em cena de "Velozes & Furiosos" (2001) - Divulgação
Vin Diesel em cena de "Velozes & Furiosos" (2001) Imagem: Divulgação

Mariana Assumpção

Da Ingresso.com

28/05/2023 04h00

Em 1998, uma publicação da revista VIBE mudaria para sempre a história de Vin Diesel e Paul Walker, atores que ainda lutavam para conseguir seu lugar ao sol em Hollywood.


Foram os escritos de Kenneth Li, sobre as corridas de rua que se popularizavam nos anos 1990, que inspiraram o diretor Rob Cohen, assim como os roteiristas Gary Scott Thompson, Erik Bergquist e David Ayer, a criar o argumento de "Velozes e Furiosos".

O novo filme da saga, "Velozes e Furiosos 10", já está em cartaz nos cinemas, e traz de volta personagens queridos do público, enquanto apresenta novos vilões à franquia.

Ao longo dos anos, muitos astros de Hollywood contribuíram para que V&F pudesse se tornar um dos produtos de ação mais bem-sucedidos da história do cinema. Você se lembra de como eles eram assim que entraram para a franquia? O que será que eles têm feito na atualidade?

Vin Diesel | Dominic Toretto

Antes e depois de Vin Diesel em "Velozes e Furiosos" - Divulgação/Universal Pictures - Divulgação/Universal Pictures
Imagem: Divulgação/Universal Pictures

É impossível falar sobre "Velozes e Furiosos" sem pensar em Vin Diesel e em sua amada família, construída diante e por trás das câmeras.

Os roteiristas de "+ Velozes + Furiosos" (2003), lançado logo depois da estreia do primeiro filme, precisaram preparar dois scripts: um que incluía Dom Toretto, e outro que não contava com sua presença. Esse é o único longa da saga original do qual Vin Diesel não faz parte do elenco - durante as filmagens, ele estava gravando "Triplo X" (2002).

Apesar de já ter participado de longas de sucesso anteriormente, como "O Resgate do Soldado Ryan" (1998) e "O Gigante de Ferro" (1999), foi o papel de Toretto que fez de Vin Diesel uma lenda da ação. Hoje, ele segue firme como o principal nome da franquia, além de estar em cartaz nos cinemas como Groot, no emocionante "Guardiões da Galáxia Vol. 3".

Michelle Rodriguez | Letty Ortiz

Antes e depois de Michelle Rodriguez em "Velozes e Furiosos" - Divulgação/Universal/Paramount - Divulgação/Universal/Paramount
Imagem: Divulgação/Universal/Paramount

O amor da vida de Toretto, que quase o deixou após uma tentativa de assassinato em "Velozes e Furiosos 4" (2009), é interpretado por Michelle Rodriguez.

"Velozes e Furiosos" (2001) foi o terceiro longa-metragem da carreira da atriz, que também trabalha como dubladora. Ele já apareceu em clipes musicais de artistas famosos, como Demi Lovato e Drake. Seu papel mais recente é o da bárbara Holga em "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes", que ainda pode ser visto em alguns cinemas do Brasil.

Paul Walker | Brian O'Conner

Antes e depois de Paul Walker em "Velozes e Furiosos" - Divulgação e Reprodução/Internet - Divulgação e Reprodução/Internet
Imagem: Divulgação e Reprodução/Internet

Assim como Vin Diesel, a carreira de Paul Walker foi transformada depois do sucesso de "Velozes e Furiosos". Nos anos 1990, Walker costumava aparecer em algumas comédias, como "Os Irmãos Id & Ota" (1998) e a clássica "Ela é Demais" (1999).

Depois de aparecer nas telonas como o controverso agente da lei, que acaba largando a profissão após se apaixonar pelo universo das corridas de rua, Paul passou a ser chamado para outros trabalhos do gênero.

Contudo, em novembro de 2013, com apenas 40 anos, o ator sofreu um acidente de carro, e não resistiu. Antes de falecer, ele gravou algumas cenas de "Velozes e Furiosos 7" (2015), considerado pelos críticos como o melhor filme da franquia.

Os minutos finais do longa, nos quais Dominic Toretto se despede de Brian O'Conner e cada um deles segue por caminhos distintos, foram uma homenagem póstuma a Paul Walker, e levaram muitos fãs às lágrimas nos cinemas.

Jordana Brewster | Mia Toretto

Antes e depois de Jordana Brewster em "Velozes e Furiosos" - Reprodução/Divulgação/Universal Pictures - Reprodução/Divulgação/Universal Pictures
Imagem: Reprodução/Divulgação/Universal Pictures

A irmã de Dominic, que viria a se tornar esposa de Brian na franquia, aparece desde o primeiro filme da saga.

Talvez você não saiba, mas Jordana estreou nos cinemas ainda criança, em um filme bastante inusitado: "Super Xuxa Contra o Baixo Astral" (1988). Nascida no Panamá, a atriz é filha da modelo brasileira Maria João, e fez uma pequena participação no longa da Rainha dos Baixinhos.

Após o sucesso de Mia, a atriz atuou em outras franquias, como no longa "O Massacre da Serra Elétrica: O Início" (2006) e na série "American Crime Story". Atualmente, ela se prepara para voltar aos cinemas na pele da personagem, no novo "Velozes e Furiosos 10".

Tyrese Gibson | Roman Pearce

Antes e depois de Tyrese Gibson em "Velozes e Furiosos" - Divulgação/Columbia Tristar e Reprodução/Instagram - Divulgação/Columbia Tristar e Reprodução/Instagram
Imagem: Divulgação/Columbia Tristar e Reprodução/Instagram

Ainda na década de 1990, incentivado por um professor, Tyrese estrelou um comercial da Coca-Cola, no qual cantava um pequeno verso. Sua voz marcante fez dele uma celebridade instantânea e, logo depois, ele se lançou como rapper e cantor.

Quando deu vida a Roman, um amigo de infância de Brian em "+ Velozes + Furiosos", Tyrese já galgava seu lugar como uma estrela do cinema. Depois do longa, ele também estrelou a trilogia Transformers.

No ano passado, Tyrese atuou em "Morbius", da Marvel, no papel do Agente Simon Stroud. Ele participou da maioria dos filmes de V&F, e está confirmado no longa mais recente.

Ludacris | Tej Parker

Antes e depois de Ludacris em "Velozes e Furiosos" - Divulgação/Universal Pictures e Reprodução/Instagram - Divulgação/Universal Pictures e Reprodução/Instagram
Imagem: Divulgação/Universal Pictures e Reprodução/Instagram

Outro personagem introduzido no segundo longa foi Tej Parker, também ligado ao passado de Brian.

Seu intérprete, Ludacris, que é rapper desde os 9 anos de idade, já tinha feito uma pequena participação no longa "Confusões no Lava-Jato" (2001), mas foi na saga Velozes e Furiosos que ele se lançou em Hollywood, com um personagem de destaque.

Nos últimos anos, após rumores sobre uma suposta aposentadoria da música, Ludacris se encontra mais afastado da indústria. Ele atuou no ganhador do Oscar "Crash: No Limite" (2004) e em mais alguns filmes e séries.

Sung Kang | Han Lue

Antes e depois de Sung Kang em "Velozes e Furiosos" - Divulgação/Universal Pictures - Divulgação/Universal Pictures
Imagem: Divulgação/Universal Pictures

Han Lue é um dos personagens mais queridos pelos fãs da franquia. Sua estreia aconteceu "Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio" (2006), filme que também revela sua suposta morte.

Apesar de continuar aparecendo nos filmes mais recentes, as cenas de Han sempre remontavam acontecimentos anteriores ao seu falecimento. Contudo, em "Velozes & Furiosos 9" (2021), ele voltou definitivamente, e descobrimos que o acidente não o matou, afinal.

Na cena pós créditos do último filme, Han se reencontra com Deckard Shaw (Jason Statham), quem planejou sua morte. O confronto entre a dupla é um dos momentos mais aguardados de "Velozes e Furiosos 10".

O trabalho mais recente de Sung Kang foi na série "Obi-Wan Kenobi", disponível no Disney+.