Sâmia Bomfim recorre após perder ação de danos morais contra Danilo Gentili
Sâmia Bomfim, 33, recorreu do processo que perdeu em primeira instância para Danilo Gentili, 39. A informação foi divulgada pela jornalista Fábia Oliveira, do Metrópoles, e confirmada por Splash.
Além de Danilo, o Twitter também era réu na ação movida pela deputada federal (PSOL-SP).
O que aconteceu
A juíza Raquel Machado Carleial de Andrade decretou, em 1ª instância, a extinção do processo para o Twitter e a improcedência dos pedidos contra Gentili.
Sâmia argumenta que o apresentador "ultrapassou os limites do exercício da liberdade de opinião e expressão" com humilhações gordofóbicas, segundo o Metrópoles. Ela diz ainda que as publicações repercutiram negativamente na vida dela, que passou a lidar com comentários ofensivos e ataques.
Gentili, por sua vez, teria argumentado que Sâmia, que pedia indenização de R$ 30 mil por danos morais, buscava enriquecer às custas dele. Ele também alegou que o processo seria uma forma da parlamentar permanecer em destaque em ano que era eleitoral.
Splash entrou em contato com Sâmia Bomfim, que enviou nota:
A decisão da primeira instância sustenta que, por eu ser uma figura pública, meus direitos de personalidade são minimizados, enquanto o réu, um humorista, desfruta de maior liberdade e proteção para suas declarações. Infelizmente, essa interpretação reflete-se no debate público, com muitos defendendo discursos preconceituosos e misóginos de humoristas sob o argumento da liberdade de expressão. Nós, no entanto, discordamos dessa interpretação e, por isso, recorremos. Defendemos uma sociedade inclusiva, onde todos possam se expressar livremente, mas sem ferir a dignidade e os direitos de outras pessoas e minorias sociais.
A reportagem também entrou em contato com a defesa de Danilo Gentili e aguarda. O texto será atualizado assim que houver um retorno.
O que Gentili falou
Em 2018, Sâmia chamou Gentili de machista após ele dizer que tinha "tesão" na ministra do Meio Ambiente Marina Silva. O apresentador, então, zombou do "tamanho" da deputada. Em 2019, voltou a chamá-la de gorda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.