Topo

Marco Pigossi sobre produzir documentário LGBTQIA+: 'Saída do armário'

Marco Pigossi participa de coletiva online para falar do documentário "Corpolítica" - Reprodução Internet
Marco Pigossi participa de coletiva online para falar do documentário "Corpolítica" Imagem: Reprodução Internet

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

02/06/2023 07h45

Marco Pigossi, 34, em entrevista ao Gshow:

Produção de documentário LGBTQIA+ ajudou na "saída do armário". O ator, que participou da coletiva online de "Corpolítica", documentário produzido por ele, contou que foi importante para autoaceitação para falar abertamente sobre sua homossexualidade, em que ele denomina "saída do armário". "Esse filme é pessoal, uma das coisas mais bonitas de autoaceitação e saída do armário, de um peso que carregava há muito tempo de ser uma pessoa homossexual e não saber como se colocar nisso. Não existia isso dentro da TV. Eu tinha uma certa dívida com a minha comunidade, com esses corpos e quanto me violentei não sendo."

Discussão sobre a importância da representatividade LGBTQIA+ em cargos políticos. O documentário expõe depoimentos de seis candidatos às eleições municipais de 2020. "Todo corpo é politico, mas os nossos corpos de minoria tiveram que ter recebimento de como puderam existir. Pegar essa necessidade e, principalmente se ver dentro desse universo, isso te traz um poder imenso de se ver em todos os espaços da sociedade. Seja um ator da novela das 8 ou um político. O filme é muito sobre identificação."

Importância do filme para Pigossi: "Esse filme é uma das coisas mais importantes que aconteceu para mim e espero que seja para todo mundo. Espero que toque o coração das pessoas. Esse filme fala de amor e quer abrir diálogos."

Documentário: Além de ser produzido por Marco, o documentário tem direção de Pedro Henrique França e ganhou o Prêmio Fênix na categoria de Melhor Documentário no Festival do Rio 2022.

Dificuldades na produção do documentário: "Como produtor, tive muitas barreiras para conseguir. É um filme 100% independente e tivemos muitas portas fechadas nesse lugar. A verba pública chega para colocar esse filme para o grande público, mas até esse momento, onde ele foi para festivais e ganhou visibilidade, a gente foi dando cabeçada. Hoje, para mim, já é um grande marco. As coisas estão melhorando e nossa luta é diária."

Ele continuou e disse: "Profissionalmente não representou absolutamente nada. Minha carreira é como ator e não tenho ambição nesse lugar de criar uma carreira como produtor."

Anúncio do namoro com cineasta: Em novembro de 2021, o ator assumiu em sua rede social o namoro com o cineasta italiano Marco Calvani. Na época, ele escreveu uma legenda bem humorada. "Chocando um total de 0 pessoas", disse.