Topo

OPINIÃO

Mulheres Apaixonadas: namoro entre professora e aluno teve final inesperado

Colaboração para Splash

02/06/2023 12h00

A reprise de "Mulheres Apaixonadas" (Globo) traz à tona temas da obra de Manoel Carlos que parecem não ter envelhecido bem.

Entre os tais, destaca-se o romance proibido entre a professora de educação física Raquel (Helena Ranaldi) — uma mulher madura que apanhava do marido violento, Marcos (Dan Stulbach) — e o adolescente Fred (Pedro Furtado), seu próprio aluno.

O enredo tem um desfecho trágico, com Fred e Marcos morrendo juntos ao despencar de uma ribanceira. "A morte de Fred chegou como um baque. Foi um dos momentos em que a gente sofreu para caramba junto [com os personagens], porque foi aquela perseguição tensa, adicionando ainda mais àquele terrorismo de sempre que o Marcos aparecia em cena", recordou Vítor Balciunas, no programa Splash Vê TV.

A colunista Marcelle Carvalho se lembra da revolta que a tragédia causou no grande público. "A gente não esperava isso, de jeito nenhum. Quando soube que o Fred iria morrer, falei: 'Gente, mas como assim? O garoto está sofrendo junto [com a Raquel] por causa desse maníaco do Marcos, e agora vai ser sequestrado pelo cara?'"

A audiência, segundo ela, queria que Fred e Raquel terminassem juntos. "Ficou uma sensação de 'por que isso?' A gente esperava um final feliz, já que estávamos torcendo tanto [pelo casal] e não tínhamos essa noção de que não dava para eles terem um relacionamento", apontou, referindo-se ao fato de o envolvimento entre professor e aluno não ser algo mal visto naquele então, como é hoje em dia.

Após a morte do marido e do amante, a personagem de Helena Ranaldi ainda teve um outra surpresa no final da novela: Raquel terminou a novela grávida de um filho de Fred.

  • O Splash Vê TV é exibido ao vivo às segundas-feiras, a partir das 14h, no canal de Splash no YouTube, com as principais notícias do dia e comentários de Marcelle Carvalho e convidados. Assista à íntegra: