Tramontina, Cleber Machado, Vanique: a vida dos ex-globais na TV e YouTube
Se em 2022 nomes como Carlos Tramontina, Chico Pinheiro e Michelle Barros deixaram a Globo após longos contratos, neste ano outros foram surpreendidos com o fim de seus contratos, como Giuliana Morrone, Fábio Turci e Cleber Machado.
Entretanto, isso não significa que os ex-globais não estejam trabalhando. Splash reuniu alguns dos nomes que saíram da Globo nos últimos anos e se aventuram em novas casas e cenários, seja na televisão, no YouTube ou no streaming.
Carlos Tramontina
Saída após 43 anos. Ano passado, Carlos Tramontina anunciou saída da Globo duas horas após apresentar a apuração das escolas de samba no Carnaval de São Paulo, em abril. Dos 43 anos no canal, ele estava há 24 à frente do "SPTV 2ª Edição", agora chamado de "SP2".
Contratado pela CNN em abril, hoje ele estreia no canal às 21h30 com o programa "CNN Freedom Project", sucesso mundial da CNN Internacional que aprofunda e debate pautas sobre situações e condições que ferem os direitos humanos. Ele vai apresentar sete documentários legendados em português e também 12 pílulas inéditas de conteúdo feito no Brasil para mostrar nossa realidade. Tramontina também foi contratado pelo Flow Podcast.
Cleber Machado
Foram 35 anos de casa. Cleber Machado saiu da emissora carioca quase um ano depois de Tramontina. Ele estava na Globo desde 1988 e atuou em narrações esportivas em Copas do Mundo e Olimpíadas, além da transmissão do Carnaval. Desde que saiu, ele já narrou o Paulistão na Record e atualmente está fazendo narrações da Copa do Brasil no Prime Video.
Gloria Vanique
Pedido de demissão após 13 anos. Gloria Vanique pediu demissão da Globo em outubro de 2020 depois de 13 anos na casa, e na sequência foi anunciada pela CNN Brasil que estava em seu primeiro ano de operações no país. Em 2022 ela saiu da CNN, e recentemente foi contratada pelos Estúdios Flow, onde estreia com programa nesta semana.
Fernanda Gentil
"Debutante". Em março Fernanda Gentil se despediu da Globo depois de ficar 15 anos na emissora onde passou por diversos segmentos, mas se destacou no esporte. Poucas semanas após sua saída ela acabou fechando contrato com a CazéTV e deve apresentar a Copa do Mundo Feminina 2023, que vai ocorrer no mês que vem na Austrália e Nova Zelândia.
Galvao Bueno
Apenas um até logo ou relacionamento aberto? Ano passado Galvão Bueno disse que ia deixar a Globo após a Copa do Qatar em dezembro, após 41 anos. Contudo, ele acabou assinando um novo contrato com o canal, mas desta vez sem o compromisso de ser narrador fixo e se tornando uma espécie de porta-voz do esporte da emissora. O contrato flexível permitiu que ele fizesse trabalhos paralelos, e neste ano estreou no YouTube com o "Canal GB".
Cristina Serra
Anúncio no Facebook. Cristina Serra anunciou pelo Facebook sua saída da Globo em 2018 após 26 anos no canal e desde então tem se dedicado a livros e também esteve no canal do YouTube MyNews. Especialista na cobertura de política e meio ambiente, a jornalista e escritora mantém um blog e foi colunista da Folha até março deste ano.
Ivan Moré
Recusa de mudança. Ivan Moré deixou a Globo em 2019 e foi motivado pelas mudanças do Globo Esporte que o levaria a sair da apresentação no estúdio para reportagens especiais. Ele já disse em entrevistas que foi rotulado de "maluco" por alguns colegas por ter saído do canal. Moré acabou investindo no podcast Desobediência Produtiva que já soma 100 mil inscritos no YouTube.
Rosana Jatobá
Marcou previsão do tempo. Jornalista responsável pela apresentação da previsão do tempo no Jornal Nacional, Rosana Jatobá não teve contrato renovado pelo canal de televisão e saiu da emissora em 2012. Passou pela RedeTV! e National Geographic, além de ter voltado ao Grupo Globo pela Rádio Globo. Rosana também foi colunista de Ecoa no UOL. Atualmente ela apresenta o CNB Sustentabilidade e também é escritora. Ela também foi contratada pelo canal BM&C News que estreou na TV paga na última semana e terá seu próprio programa semanal.
Vico Iasi
Marcou apresentação no Globo Rural. Em 2022, Vico Iasi saiu da Globo após 30 anos, a maior parte deles no Globo Rural. Ele queria se dedicar à música e a produções audiovisuais para o canal da sua banda no YouTube, a Carbono 5.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.